Delivery online: o marketplace e as vantagens para o seu negócio online

O marketplace proporcionou muitas vantagens e benefícios para os empreendedores que possuem um negócio online e que trabalham com o delivery.

O mercado vem sofrendo transformações constantemente, apresentando novas tendências, principalmente no meio eletrônico. Você já deve ter percebido isso, né? Tudo se tornou mais intenso com a pandemia da Covid-19, no qual muitos empreendedores se viram obrigados a investirem cada vez mais no online, principalmente bares e restaurantes, devido às medidas de proteção e ao lockdown. 

Para você ter uma ideia de como foi o ano de 2020 para o comércio eletrônico foi surpreendente. Segundo a Ebit | Nielsen Webshoppers 43º edição. O e-commerce atingiu a marca histórica de 87 bilhões de reais (41%), ou seja, aumentou em 25% em relação a 2019, que atingiu a marca de 61 bilhões (16%).

Apesar da pesquisa acima mostrar esse crescimento de uma forma geral, englobando vários setores, com o delivery de comida não foi diferente. Portanto, muitas empresas e restaurantes começaram a apostar em e-commerces e marketplace.

Afinal, como essas plataformas podem ajudar a alavancar as vendas do seu negócio? Vamos te mostrar agora!

O que é Marketplace?

Para quem faz compras pela internet e já está habituado ao ambiente, este é um termo bastante comum. Para quem ainda não sabe muito bem o que é, não se preocupe. Vamos explicar tudo para você aqui.

O Marketplace (market = mercado; place = lugar) nada mais é do que um modelo de negócio no qual muitos estabelecimentos fazem parte, devido a sua praticidade e agilidade.  

Essas plataformas permitem que os empreendedores disponibilizem seus produtos em um único site ou aplicativo. É como se fosse um shopping virtual e, apesar do conceito ter sido implementado em 2012,  essa é uma tendência que vem se tornando cada vez mais importante para o comércio online.

Para o consumidor, é altamente vantajoso, pois ele consegue encontrar em um único lugar (e na palma da mão) várias lojas de diversos segmentos, facilitando a busca pelos produtos com melhor custo-benefício.

A B2W, fusão entre Lojas Americanas, Submarino e Shoptime, é uma das maiores nesse modelo de negócio. Mas existem outros exemplos que atendem a segmentos diferentes, como: Amazon, UberEats, iFood, Netshoes, Mercado livre, entre outros.

Como funciona o Marketplace no setor alimentício

Importante frisar que, apesar de conceitos parecidos, há uma diferença entre os conceitos de e-commerce e o Marketplace.

  • O primeiro funciona da seguinte forma: ao entrar no site de uma loja, os produtos escolhidos serão vendidos e enviados por essa mesma loja. 
  • Já o segundo, ao entrar em um site, os produtos serão vendidos e enviados por uma loja diferente.

Para quem estiver interessado em investir no marketplace para alavancar as vendas do delivery online, é preciso entender como essas ferramentas podem ajudar e se são realmente viáveis ao seu negócio.

Primeiro, defina o seu nicho de mercado pelo qual vai atuar. Depois, faça breve cadastro da sua empresa e dos seus produtos no aplicativo escolhido e, a partir daí, eles passarão a ser divulgadas de acordo com as suas buscas. A escolha do aplicativo deve ser feita de forma cautelosa, pois as características podem variar e o público pode ser um pouco diferente de um para outro.

É importante ter em mente que todas essas ferramentas cobram uma comissão sobre as vendas e, além disso, há um prazo para a liberação para receber o valor de cada venda.

As vantagens do Marketplace para a sua empresa

As maiores vantagens do Marketplace são a visibilidade e a credibilidade que proporcionam à sua empresa. Mas, existem vários outros fatores que têm um impacto positivo e que ajudam a aumentar suas vendas:

• Visibilidade e credibilidade

Estar inserido em uma dessas plataformas, faz com que você exponha a sua empresa e o seu produto a uma base de usuários de uma marca grande, conhecida e que já está consolidada no mercado, que é a base da própria plataforma. 

Muitos desses marketplaces também se responsabilizam por todo o processo de vendas, desde o pagamento do cliente até o recebimento do produto, o que gera mais confiança e credibilidade para a sua loja.

Baixo investimento inicial

Em alguns lugares, é possível fazer o cadastro de forma gratuita. Então, para começar a vender, você não gasta nada! Porém, fique atento às comissões, pois dependendo do valor, a margem será menor a cada venda e, por isso, será preciso vender mais.

Marketing e publicidade 

Não é possível personalizar o aplicativo de acordo com a sua identidade visual, porém, você aproveita e faz uso da propaganda que o próprio Marketplace investe. Dessa forma, o seu custo para publicidade pode ser direcionado e focado em outros canais.

Outro ponto importante dentro do Marketing é que seu produto poderá ser exibido em outros sites, aumentando a sua referência. Isso se deve às práticas de SEOSearch Engine Optmization, ferramenta de otimização de buscase, por isso, a busca de palavras-chave e uma boa descrição do seu negócio faz toda a diferença.

Mais tráfego e visitantes

Por se aproveitar da carteira de clientes do aplicativo, há uma grande possibilidade de mais pessoas conhecerem a sua marca, contribuindo para o aumento do número de visitas, interesse pelos produtos e, consequentemente, as vendas. Sendo assim,  interessante começar a optar por trazer novidades, para atrair cada vez mais clientes e poder oferecer mais opções a eles.

Como divulgar a sua loja em um Marketplace

Nós já sabemos que a concorrência dentro das plataformas que trabalham com Marketplace são muito altas, certo? Então, por mais que você possa aproveitar da publicidade do aplicativo, é preciso investir em outros meio de comunicação. Algumas dicas são:

  • Invista em anúncios no Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, utilizando a sua geolocalização;
  • Faça todo o planejamento de funcionamento do seu estabelecimento e divulgue nas redes sociais;
  • Elabore uma uma estratégia de gestão de marca para se posicionar na internet;
  • Utilize o tom de voz corretor de acordo com o seu público-alvo;
  • Interaja nas redes sociais (responda comentários, faça enquetes, storys com perguntas, publique story de seguidores que te marcaram);
  • Cadastre-se no Google Meu Negócio.
  • Faça com que seus clientes saibam que você está nas plataformas disponíveis, portanto, divulgue;

Conclusão

Todo mundo está no digital e você também precisa estar, pois grande quantidade das vendas atualmente são feitas de forma online.

Se você possui um delivery online, investir em um Marketplace pode ser uma ótima opção para você iniciar elevar as vendas do seu estabelecimento, mas não se esqueça de divulgar e fazer diferente pela sua marca. A concorrência está cada vez mais alta!

O que achou do nosso conteúdo? Para qualquer dúvida, entre em contato com a nossa equipe para que possamos te ajudar!
Acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais para mais dicas e conteúdos exclusivos!

0 CommentsComentários fechados

Leave a comment