Você é dono do seu próprio restaurante ou está se preparando para inaugurar o seu estabelecimento alimentício? Se a resposta for sim, já sabe que é preciso estar sempre pensando em inovações e formas de melhorar o funcionamento do seu negócio. São várias as atividades que acontecem nos bastidores para que o seu público tenha a melhor experiência, como controlar o fluxo de caixa e o estoque, administrar a equipe, oferecer treinamentos, garantir a qualidade no atendimento, reduzir custos, adaptar o cardápio e pensar em estratégias para atrair e fidelizar os clientes. Tudo isso precisa ser realizado com muita atenção e, embora pareçam muitas funções para um único gestor, hoje em dia é possível contar com um sistema de gestão para restaurantes para te ajudar nessa missão. 

Afinal, por que contar com várias ferramentas para administrar o seu negócio, se você pode ter acesso a tudo que precisa em apenas uma plataforma? Essa é a proposta de um sistema de gestão para restaurantes: reunir em um único lugar todas as funcionalidades necessárias para que o seu estabelecimento funcione de forma impecável no dia a dia.

Um panorama do mercado no Brasil

Em um mercado cada vez mais competitivo, estar atento às inovações, tendências de mercado e comportamento de consumo é fundamental para manter a força do seu restaurante em meio a tanta concorrência. E embora os primeiros dois anos de pandemia do COVID-19 tenha sido uma fase de instabilidade para muitos setores, também foi um momento que acelerou muitas transformações, inclusive no setor alimentício. Por isso, aderir a recursos que podem otimizar o seu serviço deixou de ser um diferencial e passou a ser algo básico para manter o seu negócio relevante para o público.

Embora a fase inicial da pandemia tenha sido prejudicial a muitos negócios, com muitos estabelecimentos sendo fechados, inclusive, uma matéria da CNN Brasil apresentou dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), mostrando que 53% dos estabelecimentos alimentícios tiveram um aumento em seu faturamento em agosto de 2021, em comparação aos números de agosto de 2020.

O uso da tecnologia foi um dos grandes responsáveis pela recuperação do setor. O uso do delivery, por exemplo, teve uma grande adesão nesse período, por oferecer maior segurança a funcionários e consumidores em tempos de crise sanitária. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), apontam que, somente em 2020, o delivery teve um crescimento de 150%. 

Em momentos como esse, que exigem adaptação e inovação, contar com um sistema de gestão para restaurantes certamente fará a diferença no seu dia a dia. Mas se você ainda não se convenceu da importância desse recurso, nós te apresentamos alguns riscos de manter um modo de gestão manual no seu negócio. Confira:

O uso de um sistema manual de gestão pode estar colocando o seu negócio em risco

Muitos proprietários de restaurante, principalmente quando se trata de estabelecimentos menores, optam pelo controle manual das atividades gerenciais de sua empresa, ou seja, uma pessoa fica encarregada de fazer todas as funções dentro do estabelecimento, desde a anotação de pedido, até controle de estoque e financeiro. 

A curto prazo, essa pode parecer uma escolha vantajosa. Afinal, ela é mais econômica por não precisar de grandes investimentos na compra de equipamentos, contratação de serviços e até mesmo treinamento da equipe para o uso correto de sistemas digitais. Mas a verdade é que essa é a única vantagem no modo de gestão manual. Ela até pode ser eficiente para empresas pequenas, deixa o seu negócio mais suscetível a erros e retrabalhos, além de atrasar o seu crescimento.

Apesar de ser uma escolha arriscada, inicialmente ela é atrativa por não gerar custos com um sistema de gestão. Porém, é importante lembrar que certos tipos de erros podem levar à tomadas de decisões equivocadas e gerar um prejuízo inesperado.

5 benefícios que o sistema de gestão para restaurantes oferece

  1. Redução de erros:

Ao manter um sistema de gestão manual, você está contando com mais mais de uma pessoa para executar determinadas ações. Essa execução descentralizada aumenta as chances de erro humano. Uma simples contagem imprecisa de mercadoria ou o desencontro de informações pode fazer com que sobre ou falte algum ingrediente, gerar custos desnecessários de compra e de estocagem, dentre outras coisas que podem prejudicar o seu orçamento e processo de produção, afetando até mesmo a qualidade do seu atendimento.

  1. Maior organização

Quando se tem um software de gestão, o sistema tende a padronizar e automatizar todas as informações que recebe, contribuindo para o todo planejamento de gerência e para a organização interna. 

A forma manual, muitas vezes pode ser falha e sem padronização, o que dificulta o acesso a essas informações.

  1. Otimização da energia de trabalho

Ao optar pelo uso de um sistema de gestão para restaurantes ao invés de realizar as atividades gerenciais de forma manual, você economiza tempo e energia de você e sua equipe. Isso permite que você e seus funcionários possam se dedicar a outras atividades importantes para o funcionamento do seu estabelecimento, sem que haja sobrecarga de trabalho. Isso também contribui para a qualidade do serviço oferecido e reduz as chances de erros.

  1. Aumento da produtividade

Quando as atividades de gestão do seu restaurante são feitas manualmente, sua equipe pode perder o foco em suas atividades principais, uma vez que são orientadas a desempenhar outras funções junto a elas. Isso afeta a produtividade do seu time, mas é algo que pode, facilmente, ser resolvido com um bom software de gestão, contribuindo para uma melhor performance da equipe.

  1. Melhora na qualidade do seu restaurante 

Automatizar os processos de funcionamento significa otimizar a gestão financeira e  administrativa do seu negócio como um todo. Dessa forma, você pode aproveitar melhor o seu tempo e energia de trabalho do seu time para identificar pontos de melhoria do serviço, processos e atendimento, oportunidades de conquistar e fidelizar clientes, dentre outros pontos que vão garantir que o seu restaurante tenha sempre uma boa reputação entre o público. 

Mas afinal, como encontrar o sistema de gestão para restaurantes ideal para você? No momento de escolher, você deve identificar uma plataforma que possua todas as funcionalidades que você precisa no dia a dia do seu restaurante, de preferência que seja de fácil uso e que ofereça um bom suporte para te ajudar com todas as suas dúvidas. Esse é o caso do Ristore, um software que possui uma série de recursos como gestão de estoque, fluxo de caixa, cardápio digital, integração com plataforma de delivery, gestor mobile, aplicativo de autoatendimento, dentre vários outros. 

Gostou da dica? Então acesse o nosso site para saber todas as informações sobre essa plataforma que vai transformar a gestão do seu restaurante!

Conheça os recursos do Ristore!

0 CommentsComentários fechados

Leave a comment