Organizar o estoque  não é uma tarefa muito simples, porém é fundamental para evitar o desperdício de alimentos e, consequentemente, o prejuízo do seu restaurante.

Você sabia que o Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos no mundo? Cerca de 40% de tudo o que é produzido no país não é aproveitado. Esse fato ainda tem se intensificado com a pandemia do novo coronavírus.

Além disso, muitas pessoas tiveram que se adaptar ao novo cenário mundial, recorrendo ao delivery e a uma rotina diferente do que já estavam acostumadas.

Então, a fim de minimizar problemas como esses, reduzir, ao máximo, as perdas e o desperdício no seu estabelecimento e garantir um retorno financeiro positivo, como deve ser feita essa logística dos produtos? 

É sobre isso que vamos falar hoje! Confira algumas dicas super eficientes que separamos para você.

O que é gestão de estoque?

Produto parado não apresenta capital de giro, ou seja, é dinheiro perdido. Portanto, organizar o estoque é muito importante para o sucesso de uma empresa, independente do seu tamanho. 

A análise, o monitoramento e o registro desses materiais é uma forma de controlar tudo o que está entrando e o que está saindo. Dessa maneira, é possível fazer um planejamento mais adequado e tomar decisões que podem ser decisivas para o seu empreendimento.

Além disso, essa prática pode trazer diversos outros benefícios, como: 

  • identificar produtos mais pedidos;
  • otimizar investimentos;
  • possibilidade de negociar melhor com fornecedores;
  • incentivar a compra de um produto por meio de novas promoções;
  • precificar seus produtos de maneira correta e justa;
  • evitar a perda e o desperdício de alimentos;
  • evitar o excesso de algum produto;
  • verificar com mais facilidade informações importantes (validade, lote, onde estão armazenados, onde foram produzidos etc.)
  • agilidade no atendimento;
  • torna a rotina mais prática;

Esse controle pode ser feito de diversas formas. Hoje existem várias ferramentas que fazem todo o controle de forma automatizada, facilitando ainda mais o processo de organização. 

Como organizar o estoque do seu restaurante

Agora que já sabemos de toda a importância desse recurso para a gestão empresarial, confira alguns passos para você fazer no seu restaurante:

1. Verifique o modo de armazenagem de cada produto

Cada alimento tem uma especificação para seu armazenamento, que pode ser: seco, refrigerado ou congelado. 

No modo seco, os mantimentos são guardados em temperatura ambiente e jamais devem ser colocados diretamente no chão. Tenha prateleiras ou paletes que dêem espaço para a circulação de ar, pois assim é possível conservá-los por mais tempo.

Já na refrigeração, o ideal é que os itens estejam em um lugar que com a temperatura que varie de 0º a 5º, enquanto no congelamento eles devem estar abaixo de 0ºC.

Outra ponto importante , não se prenda ao valor! Muitas vezes comprar a mais pode gerar prejuízo ao invés de comprar.

2. Faça um inventário

O inventário vai te auxiliar na contagem de tudo o que tem no seu estoque. Procure fazer de forma regular e constante para evitar perdas, fraudes, excessos ou faltas de algum produto. Se a contagem não bater com o que deveria ter, é possível identificar onde está o erro e resolvê-lo.

Outro benefício do inventário é a possibilidade de estabelecer um limite máximo e mínimo para cada item.

3. Elabore uma ficha técnica dos produtos disponíveis do seu cardápio

Você sabe quais são os itens que compõem os pratos e drinks do seu cardápio? A ficha técnica serve como um “guia” para o preparo de cada um deles. Quanto maior o nível de precisão, melhor, pois dessa forma facilita na previsão da demanda e contabilizar os custos e a margem de lucro.

Nesta ficha técnica deve conter informações como: os insumos utilizados,quantidade bruta, quantidade líquida, custo unitário e custo total.

4. Separe os alimentos de forma adequada e os identifique

Mantenha os mantimentos sempre em embalagens apropriadas, feitas principalmente com materiais como plástico e vidro. Evite deixar nas caixas de papelão, porque elas são propícias à pragas.

Feito isso, junte as informações de cada um e os identifique de acordo com o nome, lote, validade, quantidade, fabricante, marca, entre outros. 

5. Obedeça as regras da Vigilância Sanitária

Siga todas as regras e instruções da Vigilância Sanitária para garantir a saúde e segurança de todos que frequentam o seu estabelecimento, desde os clientes até os funcionários. Além de garantir o bom funcionamento do restaurante, você evita avaliações negativas e, consequentemente, multas.

Cuide bem do local, mantenha sempre limpo, faça inspeções regularmente e confira todas as instalações e sistemas de abastecimentos.

6. Confira a movimentação do seu restaurante

Faça uma estatística dos pratos e drinks mais pedidos, qual a época do ano que mais saem. Essa dica é para organizar o seu estoque de acordo com datas especiais e vésperas de feriados.

7. Controle a entrada e a saída de insumos

Sempre confira as mercadorias que chegam no seu estabelecimento. Registre a quantidade, a qualidade e outros dados necessários. Após recebimento, higienize e separe todos os mantimentos conforme devem ser guardados para mantê-los preservados e frescos.

Tão importante quanto essa verificação, é o controle das mercadorias que estão saindo e distribuídas ao longo dos dias. Para isso, use de planilhas e faça a medição todo final de mês.

8. Higienize os locais de armazenamento

Acima falamos das boas práticas exigidas pela ANVISA. Mantenha o local sempre limpo, sem umidade, mofos, insetos e qualquer outro tipo de contaminação e infestação. Para isso, não existe investir em produtos de ação desengordurante e desinfetante.

OBS: jamais guarde produtos de limpeza junto com os alimentos!

9. Utilize software de gestão para facilitar o processo

Sabemos que organizar o estoque de um restaurante não é tarefa fácil e rápida. Deve haver dedicação e atenção para realizá-la! Pensando nisso, foram desenvolvidos vários softwares específicos que tem como objetivo automatizar o processo e, assim, evitar erros.

Gostou das nossas dicas? Tem alguma diferente que você faz no seu estabelecimento? Fale para nós aqui nos comentários para deixar o nosso artigo ainda mais completo! Acompanhe nossas redes sociais e o nosso site para ver mais novidades!

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