5 dicas para destacar a sua pizzaria da concorrência

Imagem: Ivan Torres, via Unsplash

O nicho de pizzarias têm um grande destaque dentro do setor alimentício no Brasil. Alguns dados mostram que a média de crescimento desse mercado é de 6% a 8% a cada ano, o que, em valores, significa um montante de R$ 2 bilhões nos últimos anos! Se por um lado, isso significa que o ramo das pizzarias tem sido cada vez mais próspero no país, por outro, também podemos concluir que destacar a sua pizzaria da concorrência é uma tarefa cada vez mais desafiadora.

Mas a partir do momento que o proprietário de um estabelecimento desse segmento está disposto a adotar uma postura estratégica em seu negócio, é possível conquistar excelentes resultados. Quer saber como diferenciar a sua pizzaria e destacá-la em meio aos seus concorrentes? Continue lendo esse texto para conferir as nossas dicas!

1. Comece pelo básico

Muitas vezes, estamos tão preocupados em ter ideias criativas e diferenciadas para alavancar as vendas do nosso negócio, que não nos lembramos de garantir que o básico está sendo feito de forma satisfatória.

No caso de uma pizzaria, isso está muito relacionado à base da pizza produzida. O primeiro ponto fundamental é garantir que o seu estabelecimento está adquirindo ingredientes de qualidade e frescos, além de cuidar para armazená-los da melhor maneira para não prejudicar o seu sabor.

Outro ponto de atenção é a forma de preparo. Acredite: vale se dedicar na produção de uma massa bem feita e de um molho saboroso! Se preciso, estude diferentes técnicas para identificar a que vai te oferecer um melhor resultado.

Por fim, invista em uma boa fornalha e conte com um profissional de cozinha extremamente competente, para garantir que a sua pizza está sempre agradável ao paladar de seus clientes.

2. Invista em sabores personalizados

Agora que o básico está garantido, podemos partir para as ações que garantirão a sua originalidade. Afinal, o que a sua pizzaria oferece que o público não encontrará em nenhum outro estabelecimento do segmento?

Além dos sabores clássicos esperados pela sua clientela, desenvolva sabores próprios que só serão encontrados na sua pizzaria. Vale testar novas combinações de ingredientes, utilizar item diferenciado ao longo do preparo ou criar uma proposta totalmente nova. Essa, sem dúvidas, é uma forma de tornar o seu negócio muito mais marcante para o seu público.

3. Conte com a participação do público

A participação da sua clientela na construção do seu estabelecimento pode ser mais valiosa do que você imagina! Por isso, é sempre importante ouvir o que as pessoas que consomem a sua pizza têm a dizer.

Uma boa ideia é realizar pesquisas periódicas para saber o quão satisfeitos elas estão com a qualidade do seu atendimento e do produto oferecido. Nessa pesquisa, é importante identificar quais são os sabores mais queridos do seu público, qual a visão ele possui do seu negócio (visão da marca) e quais são as suas sugestões de inovação e pontos de melhoria.

Caso seja difícil garantir uma adesão satisfatória nessa pesquisa, a dica é oferecer cupons promocionais ou alguma outra forma de brinde pela participação, para estimular que as pessoas estejam mais dispostas a dedicar uma parte do seu tempo e atenção ao desenvolvimento do seu negócio.

Outra boa opção para fazer com que o público contribua com a diferenciação da sua pizzaria em meio à concorrência é convidá-lo a participar de forma mais ativa ao desenvolvimento do seu negócio. Pergunte a ele qual novo sabor ele gostaria de ver em seu cardápio ou faça uma espécie de batalha de ingredientes para que ele ajude a montar uma das pizzas da sua cartela.

Por exemplo: você pode usar as redes sociais da sua pizzaria para abrir votações entre diferentes opções de queijos, temperos, molhos e ingredientes principais. Os itens mais votados vão compor uma pizza que fará parte do seu cardápio por tempo limitado.

4. Ofereça uma experiência inesquecível ao seu cliente

Existem muitos fatores que interferem na diferenciação do seu negócio em meio à concorrência. A qualidade do produto que você oferece é muito importante, sim, mas é apenas um deles.

A realização de ações que ofereçam uma experiência inesquecível ao seu cliente é uma excelente maneira de tornar a sua pizzaria marcante e, muito provavelmente, torná-lo um consumidor fiel.

Mas quais ações podem ser feitas? É possível realizar as mais diversas operações para conquistar o público, desde coisas mais básicas, até a execução de ideias mais elaboradas.

A música do ambiente, a decoração, a iluminação, o aroma… tudo isso contribui na criação de emoções que o cliente vai criar em relação ao seu negócio, além de ajudarem a transmitir a mensagem da sua marca.

Além disso, você pode sugerir harmonizações de vinhos com suas pizzas, montar um menu degustação dentre outras coisas que torne o ato de consumir o seu produto, uma experiência marcante. No caso do delivery, uma boa opção é investir numa forma de entrega que leve elementos da sua marca para a casa do seu cliente.

Falando nisso… 

Invista em um bom sistema de delivery

Ao contratar um sistema de delivery para a sua pizzaria, é necessário muito mais do que somente viabilizar que a sua pizza chegue à casa do seu cliente. Você precisa garantir que o tempo de entrega seja razoável para que seu produto não chegue frio, além de prezar pelo uso de embalagens de qualidade e a garantia de que o pedido seja entregue sem erros, respeitando todas as possíveis considerações feitas pelo cliente.

Usar um software de gestão automatizada pode ser a chave para destacar a sua pizzaria da concorrência

Se você se assustou ao ver nossas dicas pensando que são muitos detalhes para dar atenção, não se preocupe. Nós temos uma última instrução que vale ouro! 

Para manter tudo isso funcionando de forma fluida e sem erros ao longo do processo, a melhor opção é contar com um software de gestão automatizada, como o Ristore. Através dele, é possível monitorar o seu fluxo de caixa, cardápio, gestão de estoque, dados do cliente e muito mais!

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