Qual é a importância do google meu negócio para seu restaurante?

Você já ouviu falar ou utiliza a ferramenta Google Meu Negócio? De forma simples e direta, podemos dizer que essa é a ferramenta mais importante para as suas vendas digitais, e o melhor, é uma ferramenta gratuita que te permite ser encontrado mais facilmente no buscador do Google e também no Google Maps. Na realidade, ocorre que ao criar o seu perfil dentro do google meu negócio, você fornece informações como:

  1. Nome comercial da empresa
  2. Endereço do negócio
  3. Número de telefone
  4. Horário de funcionamento
  5. Formas de pagamento
  6. Outras informações sobre o negócio

Informações essenciais para que seus clientes te encontrem correto? De acordo com a descrição no google, “o perfil da Empresa no Google é uma ferramenta fácil de usar para empresas e organizações gerenciarem a presença on-line no Google.” Lá é possível que você verifique sua empresa e edite as informações dela se quiser ajudar os clientes a encontrar a sua empresa.

Aqui neste texto, vamos entender de forma mais aprofundada como essa ferramenta é fundamental para que você dê uma alavancada nas vendas online do seu restaurante. 

Possibilidade de interação com os clientes

Leia e responda às avaliações dos seus clientes e poste fotos que mostrem seu produto ou serviço. As empresas que incluem imagens nos perfis recebem 42% mais solicitações de rota no Google Maps e 35% mais cliques para acessar o site do que as que não adicionam.

Avaliações que geram confiança e indicações

Um dos grandes benefícios na utilização do google meu negócio em sua estratégia de marketing no restaurante, é poder contar as avaliações de clientes que consomem seus produtos. Assim, em uma classificação que fica exibida nos resultados de busca, os novos clientes podem ler comentários, avaliações e outras opiniões relacionadas ao seu produto e ao seu atendimento. 

Assim, uma vez que você cuida para que os produtos e o atendimento de uma maneira geral sejam encantadores, você aumenta as chances de receber uma avaliação positiva e até comentários bacanas no seu perfil. Qual o benefício? Com certeza restaurantes e estabelecimentos que possuem notas altas são os destinos preferidos dos novos clientes.

Exposição da sua empresa de forma realista

Para além dos comentários e avaliações, o google meu negócio oferece uma exposição da sua empresa de forma realista. Assim, com as notas e avaliações, você garante uma exposição que irá inclusive exibir as respostas da sua empresa a esses comentários. Assim, mesmo que haja sugestões de melhoria, com certeza o cliente leva em conta a atenção e o tipo de atendimento oferecido àquele cliente que realiza aquela interação.

Personalização e segmentação

As etiquetas do Google Meu Negócio são espécie de marcadores, e foram criadas com o intuito de segmentar ainda mais as empresas e fazer com que elas sejam encontradas mais facilmente. Quer entender com um exemplo?

Você pode ter um estabelecimento alimentício, uma loja ou restaurante. No entanto, este é o tipo de informação muito ampla, afinal, as pessoas não costumam buscar de forma tão ampla assim quando estão com fome e interessadas em encontrar um local. Como buscam? Geralmente direcionando, pizzarias, comida japonesa, mexicana, etc. Assim, as etiquetas ajudam com que você personalize e segmente o seu negócio, tornando-o mais fácil de ser encontrado pelo seu público. 

Pontos de atenção! Fique de olho

É verdade que o google meu negócio é uma ferramenta fundamental para atrair mais clientes para o seu restaurante. No entanto, para que ele não vire um problema, é preciso se atentar em algumas dicas, como:

Mantenha os dados da sua empresa sempre atualizados


Um dos principais vilões do google meu negócio é a desatualização dos dados. Imagine que sua empresa está com o perfil cadastrado no google meu negócio, em que consta um endereço específico. Assim, todas as pessoas que buscam por seu negócio, vão até determinado endereço. Se, em um mês, você mudou a sede da sua empresa de lugar, mas esqueceu de fazer a alteração no google meu negócio, isso pode além de gerar frustração de clientes que chegam ao estabelecimento e não são atendidos, ainda aumenta as chances de você colecionar avaliações negativas na plataforma. Sendo assim, é importante que você:

  • Confira os dados de contato (endereço, whatsapp, todas as redes sociais e outros canais de atendimento);
  • Atualize as fotos e outras imagens que podem ser exibidas em seu perfil e que façam sentido para o seu negócio (principais pratos, entre outros);
  • Descreva de forma objetiva o seu restaurante, mas não esqueça de ser atrativo e agradável nessa descrição.

Tenha o cuidado de responder às interações (mesmo as negativas)

Como última dica para utilizar de forma eficiente o google meu negócio, é importante se atentar a responder as interações e avaliações que você recebe em seu perfil. Imagine que você é um novo cliente e, encontrando o perfil do restaurante que deseja comprar, encontra uma série de comentários não respondidos ou, se for o caso, respondidos de forma desatenta ou grosseira. Nada bom para conquistar uma boa impressão, certo?

Por isso, na hora de responder essa interação, tenha em mente:

  • Pode ser que o cliente esteja reclamando de algo fora do seu controle, mas se esforce para atender de forma direta a sua solicitação;
  • Cuide para que sua comunicação seja empática e próxima – mas sem ser invasiva demais;
  • Crie sempre oportunidade para que o cliente faça uma nova avaliação, seja convidando ele a ir novamente em seu restaurante, a receber um novo produto, etc.
  • Sempre que estiver realizando uma entrega ou um atendimento, explique aos seus clientes como é importante para seu negócio receber avaliações, para que possam sempre melhorar no que for possível.

Depois de conferir a importância do google meu negócio, não perca tempo para aplicar todas as dicas e ter um perfil campeão.

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