O delivery para restaurantes sempre esteve presente na vida de muitos estabelecimentos, porém com a pandemia e o período de isolamento social, essa presença aumentou significativamente. Uma pesquisa afirma que 81% dos restaurantes passaram a fazer essas  entregas por delivery durante a quarentena e irão manter a modalidade após esta fase.

Entre as grandes vantagens das entregas a domicílio para seus clientes estão: mais comodidade, potencial de aumentar a clientela, otimização no atendimento, garantia de segurança dos clientes e facilidade de gerenciamento. 

Mesmo que tenha todos esses benefícios, é muito importante que o empreendedor ofereça um serviço ágil e de qualidade. Afinal, quando estamos com fome, não gostamos de esperar muito, né? Mas, não estamos só nos referindo ao tempo de espera. Existem outros fatores que influenciam, de fato, em um bom delivery. E é sobre isso que vamos falar hoje! Dos cuidados que a sua empresa precisa ter para oferecer um bom serviço e uma boa experiência ao cliente. Vamos lá?!

Como estruturar um delivery para restaurantes?

Para montar o delivery perfeito, é necessário estudar alguns pontos antes. 

1º) Faça uma análise aprofundada do mercado no qual você está inserido, defina o seu público-alvo e estude a concorrência. Veja quais são os seus pontos fracos e fortes em relação aos outros estabelecimentos que competem diretamente com você. 

2º) Após ter todas as informações sobre os públicos em mãos e identificar suas forças e fraquezas, monte o planejamento estratégico e um plano de ação para atrair novos clientes e manter os antigos fiéis à sua marca. Tente focar sempre em proporcionar boa experiência aos consumidores, para que eles te escolham nas próximas vezes também.

3º) Outro ponto importante, é definir o quanto você tem disponível para estruturar o delivery, ou seja, qual o valor disponível para os gastos com funcionários, operações, sistemas de gestão, publicidade, embalagens específicas, aplicativos de entrega, entre outros.

4º) Se você ainda não tem o delivery implementado, organize todo o seu restaurante internamente primeiro. Isso serve para não gerar confusão com os pedidos que serão entregues no local e os pedidos que serão enviados. Além disso, é uma forma de evitar confusões na cozinha também.

5º) Elabore um cardápio específico, até porque pode ser um grande erro colocar tudo do menu a disposição. Alguns alimentos exigem mais cuidado para serem transportados ou não ficam tão saborosos durante o trajeto, se for um caminho mais longo. Veja quais são os pratos que não perdem a qualidade durante o caminho.

6º) Defina o raio de atuação, pois às vezes, um lugar que fique muito distante do seu estabelecimento, pode interferir diretamente na qualidade do alimento e na satisfação e experiência do cliente, devido ao tempo de espera.

5 cuidados fundamentais que você deve ter com as entregas.

Depois de estruturar todo o delivery e colocá-lo em prática, fique atento às boas práticas para que o pedido do cliente chegue a ele conforme o esperado, para manter ou superar as expectativas e gerar uma experiência positiva.

Para garantir a qualidade do seu serviço, separamos algumas dicas que são indispensáveis.

1. Segurança dos alimentos

A primeira regra é: higienização.

Todo mundo que trabalha com alimentos, deve ter muita atenção no manuseio e nas formas de armazenamento, para deixar os alimentos seguros para consumo e evitar riscos de contaminação. 

Além da segurança alimentar, você causa boa impressão aos seus novos consumidores e fica em dia com a Vigilância Sanitária

2. Embalagens ideais para transporte

As embalagens estão diretamente ligadas à higienização, conservação e apresentação dos alimentos que serão entregues. Afinal, elas podem interferir diretamente na qualidade do seu produto.

Portanto, para o desenvolvimento das embalagens, pense nas características dos pratos que serão transportados, a fim de garantir a estabilidade, firmeza e, consequentemente, o sabor e a temperatura. 

> Não sabe qual embalagem utilizar? Confira o nosso tutorial.

3. Taxa de entrega

As taxas de entregas são valores separados da refeição pedida pelo cliente. Portanto, é fundamental que você informe o preço que será adicionado para este serviço.

Lembre-se de que é melhor definir as áreas de atuação nos bairros mais próximos e colocar valores justos de entrega, do que tentar atender um raio muito extenso e colocar preços elevados. Além de gerar insatisfação pelo valor, a qualidade do alimento transportado pode ser prejudicada devido à distância.

4. Agilidade

Ninguém gosta de esperar muito, né? Estabeleça um prazo razoável de entrega, no qual você consiga cumprir. A agilidade é essencial para atender as expectativas do cliente em relação ao tempo de espera e, também, para que a refeição chegue bem apresentada e quente até ele.

Para ajudar nesse ponto, conte com entregadores eficientes, que podem ser contratados pelos próprios empresários ou podem ser terceirizados. 

5. Cuidados durante a pandemia

Durante a pandemia, a atenção e os cuidados devem ser redobrados para garantir a segurança e saúde da sua equipe e dos seus clientes.

Para isso, algumas dicas extras para esse período de isolamento: 

  • Intensifique a limpeza do estabelecimento com água, sabão e outros produtos próprios;
  • Disponibilize máscara para os funcionários;
  • Entregadores devem higienizar as mãos antes e depois da entrega;
  • Os entregadores devem, também, manter a distância de outros funcionários enquanto aguardam o pedido;
  • Preze pelo cuidado ao manusear embalagens e caixas;
  • Incentive o pagamento online ou via cartão, para não ter muito contato com dinheiro vivo;
  • Higienize com frequência a máquina de cartão;
  • Caso alguém sinta algum sintoma, avisar imediatamente à pessoa responsável pelo restaurante. 

Conclusão

A grande vantagem de delivery para restaurantes, ainda mais no momento em que estamos vivendo, é poder continuar em funcionamento e oferecer conforto, comodidade e segurança aos seus consumidores.

Um delivery bem estruturado tende a ter avaliações positivas e recomendações na internet, redes sociais, aplicativos de entregas, ajudando a conquistar novos clientes.

Hoje em dia, é muito fácil encontrar informações sobre a sua empresa e as pessoas estão cada vez mais atentas a isso. Uma boa reputação pode fazer toda a diferença na hora da escolha. Portanto, não se esqueça de trabalhar bem o seu marketing nas redes sociais! 

O que achou das nossas dicas?

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