Imagine só a seguinte situação: o seu cliente está assistindo uma série ou filme em uma sexta feira a noite e resolve pedir uma pizza para deixar esse momento ainda mais gostoso. Então, ele pega o smartphone, abre o Google e pesquisa os estabelecimentos abertos na cidade. Encontra alguns, mas não o seu e isso faz com que ele peça da pizzaria concorrente.

Isso pode acontecer bastante e acaba sendo uma oportunidade de venda perdida. Não só em pizzarias, mas em qualquer empreendimento do setor alimentício.

Vivemos em um mundo de concorrência intensa e o seu consumidor tem tudo o que precisa bem na palma da mão a qualquer hora. Portanto, é extremamente fundamental que você apareça nos momentos em que ele precisa. 

Como fazer isso? Por meio da presença e de estratégias digitais! E não precisa investir muito para dar os primeiros passos, viu? O Google tem uma ferramenta gratuita e excelente para te ajudar nessa jornada.

Vem com a gente que vamos te mostrar o que é o Google Meu Negócio, como ele funciona e quais as vantagens para a sua empresa.

O que é o Google Meu Negócio

De acordo com uma pesquisa recente realizada pela CNDL/SPC, os setores de comida por delivery e de supermercado foram os que mais cresceram com o comércio eletrônico durante a pandemia. Isso é mais do que suficiente para você investir em estratégias de marketing digital. 

Ao pesquisar um nome de uma empresa, se ela estiver registrada, é possível encontrar no canto direito todas as informações como horário de funcionamento, endereço, distância em relação ao usuário, horários de pico, depoimento de cliente, nota do estabelecimento, telefone para contato, eventos nos próximos dias e perguntas frequentes.

Ou seja, o Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google que funciona de maneira gratuita e possui muitas funcionalidades para promover a sua empresa e gerar interação com o seu usuário.

Além de aparecer nos resultados de busca e no Google Maps, é possível, também, inserir fotos, responder às avaliações, publicar ofertas e promoções e ainda criar um site comercial.

Mas, os resultados dependem de alguns fatores. O Google My Business, determina a sua classificação de acordo com 3 pilares principais:

  • Distância: leva em consideração a distância entre os termos pesquisados e a localização do usuário.
  • Relevância: mostra a melhor opção de acordo com o histórico de pesquisa do usuário, levando em conta localização e intenção de busca. 
  • Proeminência: considera a reputação da empresa, de acordo com as avaliações, comentários, cliques, comentários, notas, entre outros fatores.

É por meio desses fatores que os robôs identificam os resultados de maior relevância para o usuário.

Principais vantagens para o seu estabelecimento

Com a sua empresa registrada no Google Meu Negócio e com a otimização de informações, você só tem vantagens! Isso porque essa ferramenta:

• Aumenta a credibilidade do seu negócio;

De acordo com um dado do próprio Google, empresas que inserem imagens dos seus produtos ou serviços têm 42% a mais de solicitação de rota no Maps e 35% mais cliques no site. 

• Amplia o alcance da sua marca;

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que permite o gerenciamento online nas pesquisas e no Google Maps. Portanto, sua presença digital ficará mais forte com o fato de você aparecer na primeira página. 

Além disso, é uma ótima maneira de atrair novos consumidores da região. 

• Facilita a mensuração de resultados

Uma vez que a plataforma permite o acesso a informações como: quantas visitas o site teve, de onde são as pessoas que pesquisaram a sua empresa, quantas pessoas ligaram para o estabelecimento, entre outras métricas.

• Fortalece o relacionamento com o consumidor

A plataforma permite que você interaja e responda as avaliações e os comentários dos usuários, o que ajuda a gerar mais proximidade com o público. 

Essa avaliação é super importante para uma empresa, porque é por meio dela que se entende a percepção que as pessoas têm a respeito da sua marca.

• Totalmente gratuito:

Você não paga nada para aparecer para o seu público na primeira página do Google! É um lugar para ajudar os clientes a encontrarem a sua empresa com mais facilidade. Então, por isso, você deve fazer os ajustes necessários e incluir as informações mais importantes para otimizar os resultados.

Passo a passo para sua empresa aparecer no Google gratuitamente

Agora que já sabemos que essa ferramenta só proporciona vantagens, vamos a um passo a passo simplificado para que você mesmo possa se cadastrar:

  1. Crie a sua conta: antes de qualquer coisa, você precisa ter uma conta no Google e confirmá-la no Google Meu Negócio;
  1. Faça o seu login e preencha as informações necessárias: para cadastrar a sua empresa, você terá que completar algumas informações que aparecerão a seguir: nome, localização, regiões de atendimento, categoria, telefone e URL do seu site profissional;
  1. Faça a verificação da sua empresa : 

Nesta etapa, acesse o “fazer verificação” no painel que aparece ao lado esquerdo da sua tela, insira suas informações e chegará um cartão postal pelo correio em até 14 dias (mas esse tempo pode variar). Depois de recebê-lo, faça o login na sua conta, clique em “verificar agora” ou “verificar local” e siga as instruções.

  1. Adicione mais informações: 

Sua página está criada!

Agora, para deixar ainda mais completa, insira imagens de seus produtos e serviços, do local, da fachada e sua identidade visual. Além disso, você pode compartilhar postagens, atualizar horário de funcionamento, descrição e outros dados relevantes. 

Conclusão

O Google Meu Negócio é ótimo para quem já está no mercado e, principalmente, para quem está abrindo a sua empresa agora e está com o orçamento limitado.

Para otimizar seus resultados na plataforma, mantenha suas informações sempre atualizadas, faça postagens regularmente, permita seu cliente a fazer reservas, tenha um chat e sempre responda aos feedbacks!

Aproveite ao máximo as suas funcionalidades!
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