Vai abrir uma hamburgueria? Confira essas dicas antes!

Quem é que resiste àquele hambúrguer delicioso? Seja tradicional ou artesanal, o hambúrguer é um dos lanches preferidos de muita gente, porque além de muito delicioso, possibilita a combinação de diversos ingredientes, atendendo a todos os gostos, desde os que não dispensam carne, até as pessoas que não consomem nenhum tipo de alimento de origem animal. 

A busca por alimentos práticos e rápidos é muito alta, mas hoje se tem uma preocupação muito grande com a saúde e a qualidade de tudo o que estamos ingerindo. Portanto, esse setor vem ganhando cada vez mais destaque entre empreendedores e novos consumidores. 

Com isso, a concorrência acaba se tornando elevada e é preciso estar atento às novas tendências para poder inovar e se tornar referência no mercado. 

E como fazer isso? Nós separamos uma lista com algumas dicas para quem quer abrir uma hamburgueria de sucesso, pensando além do sabor e do atendimento! Vem com a gente.

Passo a passo para abrir uma hamburgueria de sucesso

Separamos alguns pontos fundamentais, que vão desde a escolha e organização do local, até dicas de promoção e treinamento para a equipe. Afinal, antes de tirar qualquer ideia do papel, é necessário ter um plano de ação e de negócios bem estruturados, com tudo definido para não ter erro.

1. Analise a concorrência

Se você já está decidido a dar continuidade a ideia, o primeiro passo é estudar o mercado, analisar o que a concorrência faz, entender como funcionam todos os procedimentos, desde a escolha dos fornecedores para escolher os ingredientes com melhor custo-benefício, até o relacionamento pós-venda. 

Busque o máximo de informações sobre o ramo e, se puder ou conseguir, faça uma visita aos seus concorrentes para experimentar os pratos e buscar inspiração.

2. Planejamento financeiro

Planejamento. Esta é a chave. 

Montar um negócio, precisa de planejamento! Isso vai te ajudar a ter uma visão geral de tudo o que vai compor a sua nova hamburgueria. Dessa forma, monte uma planilha ou anote em um papel todo o recurso disponível que você possui e todos os custos, entre equipamentos, montagem, funcionários, salários, comissões, fornecedores, divulgação, taxas e tributos. 

O SEBRAE compartilha algumas planilhas já prontas que podem ajudar no desenvolvimento do seu negócio. 

O retorno pode variar muito com o tempo, portanto, quando estiver montando o planejamento, pense a curto, médio e longo prazo. Ah, e não se esqueça de colocar suas metas e objetivos.

3. Aprenda e estude sobre o que vai ser vendido

O que você sabe sobre hambúrgueres? Por mais que pareça fácil, colocar a mão na massa é um pouco mais difícil, porque exige técnicas diferenciadas e conhecimento sobre os ingredientes que irão compor o prato.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e investir na qualidade do seu hambúrguer com certeza será um diferencial para eles.

Por exemplo, você sabe qual a carne ideal para cada tipo de hambúrguer? Normalmente, alguns deles são preparados com um blend de carne, ou seja, mais de um tipo de corte para intensificar o sabor do alimento. 

Mas não é só isso que influencia na montagem do hambúrguer, até porque existem pessoas vegetarianas e veganas. Portanto, busque outras alternativas que possam substituir o uso de alimentos de origem animal e, também, escolha pães adequados, molhos e ingredientes que ressaltem ainda mais os sabores.

Se precisar, separamos algumas dicas para escolher os melhores fornecedores para o seu negócio. 

4. Defina o modelo em que sua hamburgueria irá funcionar

Qual vai ser o formato de atendimento da sua empresa? Você pode optar pelo presencial, delivery, drive-thru e takeaway. Cada modelo necessita de uma estrutura e um sistema de funcionamento diferente e isso pode influenciar em todo o seu planejamento. Sendo assim, pense em quais opções serão as mais vantajosas para o seu negócio.

O delivery se tornou imprescindível para muitos estabelecimentos, principalmente com a pandemia. Além disso, oferece algumas vantagens e facilidades para quem vai entrar no ramo.

> Confira os benefícios dos marketplaces e das plataformas White-Label. 

5. Escolha um bom lugar

Selecionar o melhor ponto comercial para abrir uma hamburgueria pode fazer toda a diferença na hora das vendas. Isso porque é preciso levar alguns pontos em consideração para definir:

  • Confira se é um local acessível para clientes;
  • Analise o fluxo de pessoas durante o dia e, principalmente, no horário de funcionamento do seu estabelecimento;
  • Veja se será necessário estacionamento;
  • Avalie a concorrência na área e se há outros tipos de comércio por perto.

6. Crie uma marca forte e que seja fácil lembrar

Definido todos os passos anteriores, é hora de montar a identidade visual da sua marca.

Tente escolher um nome simples, forte e que seja fácil de lembrar. Tome cuidado com palavras estrangeiras, difíceis de pronunciar e que podem causar duplo sentido ou lembrança a outras marcas.

Quanto à parte visual, escolha um bom profissional para desenvolver o logotipo e todo o material gráfico da sua empresa. Muitas pessoas não vêem a real importância dessa etapa, mas por meio dela (cores, texturas, desenhos, tipografia) é que o seu cliente pode se lembrar mais facilmente ou não de você, além de ter o poder de despertar sentimentos e desejos. Você sabia disso?

7. Invista na divulgação

Marca criada, é hora de partir para a divulgação. 

Use as redes sociais ao seu favor, elas disponibilizam vários recursos para que pequenos empresários possam produzir seus próprios conteúdos, como vídeos, reels e stories. Além disso, disponibilizam, também, dados relevantes para que seja possível identificar os tipos de conteúdos que geram mais retorno e engajamento.

E não podemos nos esquecer do Social Ads, no qual você pode impulsionar suas publicações para que seja possível atingir mais pessoas que se interessam pela sua hamburgueria.

> Como criar uma campanha de atração do zero? Confira todos os passos

8. Tenha um sistema de gestão completo

Investir em um sistema de gestão automatizado é reduzir os erros e possibilidades de prejuízo. É indispensável para acompanhar tudo o que acontece dentro da sua empresa e facilitar todos os processos, desde organização de estoque, até para definir boas estratégias de relacionamento com o cliente.

Nós, da Ristore, temos vários planos para você escolher o que melhor te atende. Faça uma avaliação gratuita
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