Sistema de automação em restaurantes: 10 razões e benefícios para sua empresa

No texto anterior, falamos sobre como organizar o estoque do seu estabelecimento, com dicas de ouro para te ajudar nessa tarefa. Hoje, trouxemos outro assunto super importante para o bom funcionamento do seu restaurante: a automação de processos.

Imagine a seguinte situação: você tem um restaurante muito movimentado e todos os pedidos são feitos e guardados em comandas de papel. Em um dia de movimento intenso a demanda aumenta e, consequentemente, a chance de acontecerem erros, fraudes, confusões com os pedidos, de aumentar o tempo de espera do cliente em relação ao que foi solicitado e o tempo de fechar o caixa após o expediente é muito grande, concorda?

Claro que um ambiente agradável, boas refeições e ingredientes frescos são fundamentais, mas não são tudo. Isso porque, falando do ponto de vista do consumidor, estamos cada vez mais exigentes — ainda mais diante de tanta concorrência —, ou seja, prezamos pela boa experiência e bom relacionamento que a marca/empresa nos proporciona.

Portanto, devemos utilizar a tecnologia a nosso favor. Além da modernização, muitos problemas podem ser evitados por meio de um sistema de automação no seu restaurante. As funções administrativas seriam facilitadas, processos seriam descentralizados e feitos com mais agilidade, contribuindo para o aumento da produtividade, redução de gastos e tomadas de decisões mais precisas.

E não são apenas essas vantagens! Confira abaixo 10 razões e benefícios para te convencer a implementar um sistema de automação comercial hoje mesmo. Confira! 

Por que investir em um sistema de automação em restaurantes?

Um software de gestão permite que você integre todas as áreas da sua empresa. O que seria feito de forma manual, agora será feito automaticamente. Porém, muitos gestores resistem a instalação do programa por conta do custo e tempo de implementação ou por colocarem outras atividades como prioridades. Apesar disso, os benefícios e vantagens prevalecem e nós podemos provar: 

1 – Integração com todas as áreas da empresa

Todas as áreas possuem suas particularidades. Mas, imagine só, poder concentrar tudo isso em um só lugar. Com isso, as chances de acontecerem erros ou de perder documentos importantes é reduzida, porque o gestor passa a ter uma visão mais ampla do seu negócio, de todas as demandas internas e externas e armazenaria dados de forma mais segura. 

2- Monitoramento dos processos

O monitoramento de processos permite a análise de dados e de resultados, tarefa imprescindível para saber se está indo na direção certa ou não. A partir deles, é possível identificar erros para corrigi-los o mais rápido possível e aperfeiçoar outras áreas.

3 – Agilidade

As atividades que antes seriam executadas de forma manual, levariam muito mais tempo e com mais chances de erro. Portanto, com um sistema automatizado, esse tempo poupado poderia ser usado para realizar outras tarefas tão importantes quanto essa, que agora é feita por uma máquina.

4 – Aumento de produtividade

A agilidade reflete no aumento de produtividade. O seu colaborador terá mais tempo para se dedicar a outras funções e em estratégias para gerar um resultado final positivo. Além disso, a terá mais facilidade para acompanhar processos, gerar relatórios mais completos, analisar métricas, entre outros benefícios.

5 – Padronização dos processos

A automatização possibilita que todos os processos sejam padronizados, auxiliando ainda mais na organização de informações para o bom funcionamento da empresa, que pode ser desde as tarefas mais simples, até as mais complexas que envolvem outros setores. Com tudo nos padrões, fica muito mais fácil encontrar o que precisa de forma muito mais rápida.

6 – Redução de custos

Como dissemos acima, alguns gestores resistem à instalação desses softwares devido ao gasto inicial. Porém, muitas funções auxiliam na fiscalização, identificando falhas que poderiam ter retrabalho e, consequentemente, mais tempo desperdiçado. Afinal, tempo é dinheiro, não é verdade? 

Imagine se houver uma falha e você tiver que usar toda a mão de obra que você tem disponível para consertá-la. Esse tempo poderia ser utilizado em soluções estratégicas que aumentam o nível competitivo do seu negócio.

7 – Auxílio nas tomadas de decisões

O empreendedor consegue visualizar quais as áreas precisam de melhorias e investimentos, identificar onde estão as falhas para buscar a melhor solução, analisar o desempenho do trabalho, monitorar automaticamente e, assim, ter mais precisão na gestão administrativa da empresa e nas tomadas de decisões.

8 – Qualidade no atendimento e relacionamento com o consumidor

Um bom programa para restaurantes pode fazer a diferença no atendimento ao consumidor. Afinal, é possível armazenar informações sobre seus clientes — como nome, e-mail, telefone, data de aniversário, etc. —  para você utilizar como forma de se aproximar, manter um relacionamento próximo, oferecer ofertas, promoções, cupons e outros benefícios exclusivos com a intenção de fazê-lo retornar mais vezes ao seu estabelecimento. 

Como dissemos no início do texto, muitas pessoas priorizam as boas experiências para saber se vão comprar novamente uma marca, produto ou serviço.

Algumas ideias para você utilizar como forma de mantê-lo próximo são: promoções especiais no mês do aniversário, conteúdo sobre algum prato ou drink novo, cupons de desconto, curiosidades sobre o seu estabelecimento, entre outros. Faça isso com uma certa constância, mas cuidado para não fazer em excesso.

9 – Melhor desempenho dos funcionários e melhora na gestão de pessoas

Vamos combinar que essas tarefas administrativas não são lá muito agradáveis de realizar, né? Isso pode causar sentimentos de frustração e/ou desmotivação por parte da sua equipe. Portanto, é muito melhor que você mantenha o seu time focado no que realmente importa e nas funções que eles devem desempenhar dentro do seu negócio. 

10 – Controle de estoque, de vendas e financeiro

No nosso texto anterior, falamos da importância do controle de estoque e deixamos algumas dicas para organizá-lo. Com um software eficiente, a gestão de processos e o registro de tudo o que entra e sai do seu estabelecimento é feito de forma automática, evitando erros e permitindo ao dono do estabelecimento um controle maior das vendas, faturamento, lucros ou prejuízos e contas a pagar. 

Conclusão

Inovações são necessárias e requerem atenção! São inúmeras vantagens que esses sistemas trazem para os empreendedores em relação à administração do seu negócio. Por isso, antes de contratar o serviço, planeje e pesquise o que melhor atende o seu negócio e que te ofereça o melhor custo-benefício.

E aí? Você já faz uso de algum sistema de gestão? Se ainda não, já passou da hora!

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