Foto: Nong V via Unsplash

Uma comunicação bem feita é essencial para qualquer negócio atrair e manter o seu público. Acontece que, em tempos em que toda pessoa, marca e negócio pode ter a sua própria plataforma de comunicação através das redes sociais, conquistar a atenção da audiência se torna um desafio cada vez maior, já que o volume de informações disponíveis no ambiente virtual é muito grande. Por isso, é extremamente necessário pensar não apenas na mensagem que se quer transmitir, mas principalmente na forma como ela é comunicada. E é aí que o storytelling pode te ajudar!

Espera aí? story… o quê? A palavra storytelling vem do inglês (story = história; telling = contar) e nada mais é do que o nome que se dá à arte de contar boas histórias. Embora o nome possa parecer um pouco diferente, a técnica é mais familiar do que imaginamos, sendo aplicada há muitos anos nas mais diversas situações, desde aquela história que um de seus familiares conta e prende a atenção de todos, até nas produções literárias, cinematográficas e publicitárias.

Não importa o nicho de atuação ou os canais de comunicação que o seu negócio utiliza. É possível usar esse recurso em diversas situações, inclusive aplicando o storytelling para restaurantes. Quer saber como? Nós te contamos neste texto. Mas antes, vamos entender melhor como funciona essa técnica.

O que é storytelling?

Como já falamos anteriormente, o storytelling é a arte de contar boas histórias, é a capacidade de se criar narrativas que prendem a atenção do público à mensagem que estamos transmitindo e, consequentemente, comunicando aprendizados que desejamos que sejam absorvidos ou, no caso da aplicação do storytelling para restaurantes, persuadindo o consumidor a tomar a decisão de compra do seu produto.

Uma boa narrativa é capaz de gerar um sentimento de identificação do público com o seu negócio, promovendo um laço de conexão, despertando emoções que vão entrar na memória afetiva ou do repertório de humor de seus consumidores. Isso é interessante porque não deixa que eles passem de forma batida pelas suas ações de marketing e publicidade, mas prende a sua atenção e faz com que ele pense na sua marca em situações de sua rotina, tornando muito mais fácil que o seu estabelecimento seja o primeiro que venha à sua cabeça quando ele pensar em ir a um restaurante.

Ao aplicar o storytelling para restaurantes você deixa então de simplesmente de promover mensagens simplesmente comerciais que, apesar de serem importantes desde que usadas de forma estratégica, podem ser esquecidas com mais facilidade. Mas se você conta uma história de um jeito único, você se torna marcante de forma mais perene e forte.

Por que negócios que contam boas histórias se destacam no mercado?

Apesar de a comunicação hoje em dia ser muito mais democrática, no sentido de que qualquer pessoa, negócio ou marca pode transmitir suas ideias, mostrar seus produtos e se conectar com o público de forma gratuita através das redes sociais, por exemplo, nunca houve um volume tão alto de informação sendo produzida. E a tendência é de que esse número continue aumentando.

O relatório “Data Never Sleeps”, produzido pela empresa de software em nuvem, Domo, mostra que, somente em 2020, a cada minuto foram publicados 347.222 stories no Instagram, 41.666.667 de mensagens foram enviadas no WhatsApp, 138.889 anúncios de perfis comerciais no Instagram receberam cliques. Se considerarmos que existem uma série de outras redes sociais, sites, plataformas de streaming e de conferências online, etc. o número de informações às quais estamos expostos diariamente é absurdamente alto. Com isso, é natural que muitas dessas informações não fiquem retidas em nossa memória e, ao fim do dia, é como se nem tivéssemos recebido determinadas informações.

Portanto, para que a comunicação do seu restaurante seja retida de forma a se manter na memória da sua audiência para que ela consuma no seu estabelecimento, é preciso transmitir mensagens marcantes. E é por isso que o storytelling pode ser uma ferramenta tão importante para as suas ações de marketing.

Quais elementos compõem um bom storytelling?

Para criar um bom storytelling, é necessário se atentar aos seguintes tópicos:

  • Mensagem a ser transmitida: qual ideia você quer que o seu público absorva ao receber a sua narrativa? Tenha um objetivo definido e, a partir dele, defina qual mensagem será passada.
  • Formato: qual forma você dará à sua narrativa? Cada formato exige uma técnica diferente e te dá possibilidades diferentes.
  • Conteúdo narrativo: aqui é onde você trabalha a mensagem aplicando a técnica de storytelling de acordo com o formato escolhido. Nele, é onde a história, personagens e ambientes se apresentam ao público de modo a envolvê-lo.
  • Conflito: esse é um dos principais fatores que prendem a atenção do público! Ele surge a partir de um desafio que o personagem da narrativa precisa resolver e, durante a sua trajetória para enfrentá-lo, o espectador vai criando uma expectativa e mergulhando dentro da história. 

Existem alguns modelos de storytelling muito populares que podem te ajudar a criar a sua narrativa de forma mais simples e assertiva, como a Jornada do Herói, criada por Joseph Campbell – muito utilizada nas clássicas narrativas hollywoodianas, por exemplo.

Infográfico feito por Rock Content

Formatos de conteúdo para aplicar o storytelling

O formato da sua narrativa deve levar em conta os interesses do seu público, a mensagem a ser transmitida e a personalidade da marca do seu restaurante. Algumas opções são:

  • Product Placement: esse formato é o famoso merchandising, ou seja, acontece quando o seu produto é inserido no contexto de uma narrativa. Essa técnica existe desde antes da internet, sendo comum em filmes e novelas, mas pode ser também adaptada para plataformas digitais, com influenciadores digitais, por exemplo.

Cena do filme da Netflix, “Para todos os garotos que já amei”, em que o personagem Peter prova a bebida fermentada da marca Yakult.

  • Entretenimento e Cultura Pop

Utilizar personagens e outros elementos do universo do entretenimento e da cultura pop pode ser uma ótima estratégia, se fizer sentido para o seu negócio. Afinal, trata-se de referências que já fazem parte do repertório de muitas pessoas e pode atrair a sua atenção ao serem inseridas no universo da marca do seu restaurante. 

Via: https://www.instagram.com/etres.png/

  • Redes sociais

As redes sociais possuem uma série de recursos que nos permite criar narrativas de forma simples e acessível, nos permitindo falar diretamente com o público que desejamos atingir. Uma possibilidade simples, mas poderosa, é o conteúdo em formato carrossel, que permite que você gere curiosidade no seguidor e ainda distribua a mensagem de forma atrativa visualmente e interessante. 

Via: Lucas Gabriel Design (Canal do YouTube)

3 ideias de como aplicar o Storytelling para restaurantes

Agora vamos à parte prática! Se você já entendeu a importância do storytelling para a comunicação do seu restaurante, mas ainda não sabe como aplicá-lo, nós te ajudamos! Veja algumas ideias de narrativas que você pode criar de forma simples:

1. Conte a história da sua receita

Se o seu restaurante possui uma receita especial que é o carro-chefe do seu negócio, você pode apresentá-la de forma mais atrativa para o seu público! Por exemplo: você serve uma lasanha que tem um diferencial criado pela sua avó. Que tal convidá-la para reproduzir a receita com você em um vídeo enquanto ela conta a história daquele prato e seus segredos para que ele fique especial? 

2. Como seria se o seu personagem favorito da ficção experimentasse um prato do seu restaurante? 

Uma ótima ideia é criar um post carrossel no perfil do seu restaurante no Instagram em que um personagem relevante para a cultura pop experimenta um prato do feito no seu estabelecimento! Mostre como essa experiência poderia ajudá-lo a enfrenar os desafios do seu universo!

3. Convide seus clientes para contar as suas histórias!

Vamos supor que o Dia dos Namorados esteja chegando e você tem vários casais de clientes que viveram momentos especiais no seu restaurante… Você pode convidá-los para contar algumas das histórias que eles viveram no seu estabelecimento que deixe claro como esse espaço é importante para a história deles. Isso com certeza vai gerar uma grande identificação com o seu público!

E agora, pronto para aplicar a técnica de storytelling para restaurantes? Temos certeza que com as nossas dicas, seu negócio vai se diferenciar da concorrência e conquistar cada vez mais clientes fiéis. Continue acompanhando o nosso blog para conferir todas as nossas dicas que vão ajudar o seu restaurante a crescer cada vez mais!

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