Como sabemos, o setor de alimentação é muito concorrido e uma das maiores dificuldades dos empreendedores é atrair novos clientes. Mas, fique sabendo que essa área é excelente para trabalhar com o marketing digital, por ter a possibilidade de abordar variados assuntos e, também, pela quantidade de pesquisas diárias.
Em 2020, a indústria brasileira de comidas e bebidas registrou um aumento de 12,8% em relação a 2019, segundo a pesquisa feita pela ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).
Diante da concorrência, é preciso trabalhar a presença da sua marca, inclusive no meio digital. Por isso, separamos algumas dicas para você investir, que serão fundamentais para o sucesso do seu negócio!
> Veja também: 5 estratégias para se destacar dos concorrentes e como aplicar cada uma delas.
Marketing Digital para restaurantes: como aplicar no seu estabelecimento
Se você quer atrair mais clientes, é necessário que eles saibam que você existe. Portanto, de toda a sua receita, separe uma parte para investir nas suas estratégias de comunicação. Existem algumas técnicas que, quando aplicadas da forma correta, garantem um bom retorno sobre o investimento, tanto para períodos mais curtos, quanto prolongados.
Mas, antes de colocar a mão na massa, você precisa ter um planejamento, analisar o mercado, a concorrência, definir suas metas e objetivos (a curto, médio e longo prazo) e definir quem é o seu público-alvo e a sua persona para, só assim, montar o seu plano de ação.
• Trabalhe a Identidade Visual:
A identidade visual é a sua identificação.
Nela estão incluídos: criação do nome, logo, slogan, cores, tipografia.
É a parte estética da sua empresa e é por meio desses elementos que o seu cliente pode reconhecer e lembrar da sua empresa com muito mais facilidade e, ainda, fazer associações. Além disso, ela está diretamente ligada ao seu posicionamento e ao tom de voz adotado, ou seja, a forma como você se relaciona com o público nos canais digitais.
Importante lembrar que as datas comemorativas podem, sim, ter suas próprias identidades. Mas, todas elas têm que ter elementos que identifiquem a sua marca também.
• Site otimizado e responsivo:
O site, muitas vezes, é por onde o seu cliente faz seu primeiro contato com a sua marca.
Por isso, impressione! Ofereça ao usuário a melhor experiência na sua página, com informações completas — endereço, telefone, horário de funcionamento, canal para contato pela própria plataforma —, a sua história, depoimento de clientes satisfeitos, fotos e, claro, o cardápio digital.
Outro ponto importante para o seu site, é que ele seja adaptável aos mais variados dispositivos. Segundo pesquisas, 74% da população brasileira tem acesso à internet, sendo 58% exclusivamente por meio de dispositivos móveis.
• Cuidado com o relacionamento com o cliente:
Dê atenção ao seu cliente.
Tenha um canal disponível para o seu cliente tirar dúvidas, dar sugestões e, até mesmo, fazer críticas ou elogios. Esse relacionamento é garantia de satisfação do consumidor que já está acostumado com o seu restaurante e, com certeza, pode influenciar na aquisição de novos clientes!
• Capriche nas fotos:
Provavelmente, você já deve ter ficado com muita vontade de saborear um algum prato após ver uma foto nas redes sociais, né?
Investir em boas fotos é uma forma muito eficiente de conquistar e despertar o desejo do seu cliente pelo olhar.
Contratar um fotógrafo profissional para essa tarefa, pode ser uma boa ideia!
• Esteja presente nas redes sociais:
E, mais do que estar presente nas redes sociais, mostre a sua rotina e quem faz parte dela. Além de gerar credibilidade e proximidade com o cliente, também é uma forma de estimular os colaboradores.
• Faça Vídeos:
Os vídeos estão com tudo hoje em dia!
Existem diversas plataformas e aplicativos que facilitam a gravação e a edição dos vídeos hoje. Além disso, para o setor alimentício, os vídeos podem ter muito apelo visual.
É um método muito eficiente que pode te ajudar tanto no atendimento presencial, quanto no delivery.
• Tenha um blog e utilize estratégias de SEO:
O marketing de conteúdo é o responsável por gerar mais tráfego orgânico para o seu site. Para produzir esses textos, pense em temas que agregam valor para os seus consumidores, pensando em toda a jornada de compra, desde a descoberta, até a conversão em vendas.
Outra técnica importante, tanto para os seus blog posts, quanto para as suas páginas na internet, é o uso de SEO (Search Engine Optmization), que consiste em um conjunto de estratégias que ajudam a te encontrar com mais facilidade nos buscadores sem investir nos anúncios.
• Google Meu Negócio:
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google e indispensável para negócios locais.
Além de aparecer nos mecanismos de busca, ele permite que você coloque todas as informações sobre o seu negócio, como horário de funcionamento, endereço, fotos do local, mapa e contatos. Outro ponto positivo, é que a ferramenta permite o recebimento de feedback de clientes.
• Programas de fidelidade:
Você pode fazer isso por meio de indicações, cupons de desconto, cartão fidelidade, entre outras ações com o intuito de oferecer uma vantagem ao seu cliente e fazer com que ele volte a consumir no seu estabelecimento.
Isso é muito positivo para a aquisição de novos clientes também!
• Aposte no marketing de influência:
Pessoas com visibilidade podem ajudar a alavancar o seu negócio. Pesquise os influenciadores locais que tenham a ver com a sua marca e que possuam um público parecido com o seu. Se não tiver verba no início, procure as pessoas que aceitam permuta.
Conclusão
O Marketing digital é, sem dúvidas, uma das ferramentas com o melhor custo benefício para aumentar as suas vendas.
É preciso planejamento e, claro, conhecimento para que todas as ações saiam como foram pensadas e não gerem prejuízo. Para isso, você pode contar com uma agência ou um freelancer para te ajudar nesta tarefa.
O que você achou dessas dicas? Tem alguma que você aplica no seu restaurante que não falamos aqui? Deixe nos comentários!
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