Copa do mundo é assim: clima de curtir com os amigos e assistir à partidas emocionantes. Este ano, o evento está sendo muito aguardado pelos brasileiros, que já invadem as redes sociais com memes e manifestações de apoio à seleção.

Para donos de negócios e do comércio em geral, a copa do mundo e os jogos do brasil representam uma oportunidade  para aquecer as vendas e fidelizar clientes. Mas, como começar a estruturar um planejamento para essa época do ano?

Aqui neste texto reunimos uma série de dicas que vão auxiliar você nessa preparação. É importante lembrar ainda que em cada uma dessas dicas é muito importante que você dê um toque da identidade do seu restaurante. Em primeiro lugar, invista em:

Oferta de conforto para assistir ao jogo

Aqui, estamos falando de conforto em diversos aspectos. Seja por meio de um atendimento cuidadoso, da comida saborosa ou a bebida gelada, é importante que o cliente se sinta bem no momento de assistir sua partida. Por isso, é importante entender o tipo de público que você deseja atrair e a atmosfera que você realmente deseja criar. Ficou confuso? Vamos analisar um exemplo.

Se você quer criar uma atmosfera de curtição com os amigos, mas oferece mesas muito pequenas e afastadas umas das outras, não investe na preparação de televisores em lugares estratégicos e não cuida da playlist ou do som da partida, esqueça. Os torcedores não terão o básico para curtir os jogos e aproveitar a emoção da copa do mundo.

O mesmo vale se você estiver buscando por um evento mais tranquilo, com um público que queira escapar da rotina mas não deseja aglomerações para assistir às partidas.

Cardápio temático

Outra opção que pode atrair clientes para o seu restaurante é inovar em um cardápio temático, inspirado no país que sediará a copa, no Qatar. Você não precisa necessariamente replicar um prato, mas pode usar elementos da culinária e realizar adaptações, molhos, opções de acompanhamento, bebidas, entre várias coisas.

Quer um exemplo de prato para se inspirar? Conheça o saloona

Sendo descrita pelos sites especializados na cobertura da copa, esse prato é descrito como uma sopa de carne com legumes. E os ingredientes são bastante usados na culinária brasileira, como cenoura, batata, tomate e berinjela. Deu água na boca? Pois pense nos tipos de combinações que você pode oferecer de acordo com o segmento do seu restaurante. 

Sorteio de premiações

Uma das formas mais tradicionais de atrair pessoas para o seu restaurante é realizar promoções que oferecem um apelo direto ao bolso do seu cliente. 

São muitas as opções que podem atrair o seu público, desde o sorteio de brindes como camisas, instrumentos musicais, álbuns de figurinhas da copa, além de itens para curtir os jogos, como kits de cervejas, baldes e coolers que são super desejados quando o assunto é futebol.

Importante definir bem as regras do sorteio e aproveitar o momento para divulgar os resultados nas redes sociais. Você pode tirar fotos, marcar os ganhadores, e realizar ações na rede que vão gerar ainda mais atenção ao seu estabelecimento. Importante, neste caso, é fazer com que o seu restaurante crie uma relação com o público.

Playlist bem brasileira

Já pensou em oferecer um ambiente bem alegre e divertido para os seus clientes? Você pode fazer isso criando um clima bem brasileiro em seu restaurante fazendo uma playlist temática. Além de temas da copa do mundo, você pode abrir espaço para seus clientes pedirem suas músicas favoritas e que tenham relação com a temática.

Mesas reservadas e conjuntas

Ainda na estratégia de gerar mais conforto para quem está assistindo o jogo, é importante que você ofereça a possibilidade de reservas antecipadas e de junção de mesas. Vários jogos, por exemplo, irão acontecer no horário de almoço. Por isso, você pode fazer estratégias de reservas para equipes que trabalham juntas e vão dar aquela escapada para assistir às partidas. 

Além disso, as reservas são importantes para que você consiga ter um planejamento e não deixe clientes frustrados e esperando. 

Espaço para crianças

Como uma grande tendência para os restaurantes em qualquer época do ano, investir algum recurso em atividades recreativas é sempre uma opção interessante que é valorizada pelos pais dos pequenos. Assim, você pode oferecer brinquedos, atividades com recreadores ou um espaço vigiado e cheio de atividades enquanto os pais assistem aos jogos e fazem suas refeições.

Mas, se você estiver oferecendo este espaço pela primeira vez, certifique-se que os profissionais contratados para passar este tempo com as crianças tenham experiência e saibam lidar com muitas crianças e de diferentes idades juntas.

Respeito a todos os torcedores

Ainda mais importante que criar um ambiente confortável para os torcedores, é fundamental criar uma atmosfera de respeito entre todos. Afinal, pode ser que alguém que esteja frequentando o seu restaurante não seja um torcedor fanático ou pouco ligue para futebol e esteja ali mais para acompanhar outras pessoas.

Nesse sentido, treinar sua equipe para lidar bem com os clientes, se atentar ao recolhimento de objetos fazendo com que o ambiente fique o mais agradavel possível é sempre uma ótima estratégia. 

Depois de conferir um pouco mais sobre estratégias e ações que vão te ajudar a atrair clientes para a copa do mundo, já é hora de colocar a mão na massa. Afinal, a Copa do Mundo começa no dia 20 de novembro, e ainda que as estratégias que você for utilizar não demandam muitos investimentos, é preciso se preparar para divulgar essas ações e de fato atrair um público para o seu restaurante nos dias das partidas.

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