Cardápio digital em restaurantes: tendência a ser regra ou exceção?

Para quem trabalha no segmento alimentício, sabe que a produção de um cardápio interessante e bem construído pode ser a chave para conquistar os clientes. No entanto, na prática, oferecer um cardápio bem construído e que acompanhe o ritmo do restaurante não é uma tarefa fácil.Isso porque no cardápio é preciso que sejam oferecidos todos os pratos possíveis de serem executados, pois não há situação mais chata do que tudo o que o cliente pedir não estar disponível naquele dia. 

Para acompanhar o ritmo de vida dos clientes e a dinâmica dos restaurantes, muitos negócios optam pelo cardápio digital. No entanto, quais são os diferenciais que esse tipo de cardápio oferece? E ainda, ele é indicado para todos os casos de restaurantes? É para pensar um pouco nessas questões que apresentamos alguns pontos em torno da discussão do cardápio digital. Afinal, ele se configura realmente em uma tendência ou será cada vez mais uma exceção?

Sinônimo de versatilidade e otimização

A grande vantagem do cardápio digital é proporcionar versatilidade e variedade ao restaurante sem gerar qualquer custo em cima dessa dinâmica. A partir dessa movimentação, é possível aproveitar melhor o estoque do restaurante e ainda lançar pratos a partir de datas comemorativas e outros atrativos.

Um outro fator que contribui muito para a adesão dos cardápios digitais são para estabelecimentos grandes, em que a dinâmica de garçons pode ficar comprometida. Nesse sentido, um cardápio digital permite que o cliente realize o pedido de forma mais rápida e que não haja perda de tempo em caso do estabelecimento estar muito cheio e os garçons impossibilitados de atender com velocidade.

Autoatendimento para a fidelização de clientes

A era das publicidades e vendedores invasivos já ficou para trás. Seja em uma pesquisa de satisfação do cliente ou em atendimentos diários, é possível perceber que os clientes buscam, cada vez mais, por liberdade e privacidade para realizar suas compras e pedidos.

Podemos observar essa tendência tanto no aumento de compras digitais quanto nas grandes supermercados e lojas varejistas que fazem sucesso ao possibilitar totens de autoatendimento para os clientes. O principal ganho nestes casos é poder resolver o que se deseja com rapidez e agilidade, de forma prática e eficiente.

Por possibilitar o pedido do cliente de forma descomplicada, o cardápio digital também figura entre as soluções buscadas quando o assunto é rapidez e satisfação.

Organização e praticidade para a cozinha

Imagine a redução de erros ao realizar os pedidos dos clientes, uma vez que todos estarão concentrados em um mesmo sistema. Nesse sentido, é possível pensar em uma maior organização e praticidade para a execução dos pedidos.

 É claro que isso irá demandar um sistema robusto, que minimize falhas e duplicidades de informações, mas sem dúvidas apresenta ganhos significativos em relação a pedidos que são processados de forma manual.

Versatilidade para pensar em cardápios diários

Quem já gerenciou um restaurante sabe que um dos principais desafios diários é fazer a matemática entre os ingredientes necessários para a preparação e os pedidos que serão realizados naquele determinado dia. Assim, se em um dia foram planejados 30 pratos com X ingredientes, e houve uma sobra de Y, é preciso que os próximos dias sejam pensados para aproveitar essa quantidade Y, e minimizar os prejuízos dessa quantidade que sobrou.

No entanto, quando o seu restaurante está preso a um cardápio físico, esse processo de remanejar pratos e criar alternativas com outros ingredientes pode se tornar mais difícil, e acabar gerando mais custos para a sua produção. Afinal, mesmo que você opte por produzir um novo cardápio em um material mais simples, ainda precisará arcar com os custos da produção deste novo cardápio e o material onde ele será impresso. 

Por isso, a possibilidade de um cardápio digital pode te ajudar a gerenciar melhor o seu estoque, além de oferecer aos clientes novidades que podem ser pensadas como ganchos de datas comemorativas, etc. 

Mas como montar um cardápio digital de sucesso?

Se você chegou até aqui percebeu que o cardápio digital tem todos os motivos para se tornar uma tendência entre os restaurantes. Para uma transição mais amena, é interessante oferecer as duas opções de cardápio, para que os clientes possam experimentar as comodidades de pedir digitalmente, mas sem a necessidade de forçá-los a se adaptar de forma abrupta.

No entanto, se você já deseja construir um cardápio digital de sucesso, aqui vão algumas dicas que podem fazer a diferença:

• Atenção aos aspectos de legibilidade e layout do seu cardápio

De nada adianta aproveitar o espaço digital e produzir um cardápio confuso e que ninguém consiga ler. Dedique-se para montar uma peça que seja simples, atrativa e sobretudo organizada, de fácil compreensão.

• Certifique-se que a descrição do pedido está dizendo exatamente o que ele é

Se uma pessoa realiza seu pedido de forma digital, precisa saber exatamente o que está consumindo. Por isso, não economize na hora de explicar do que o prato é feito, quais são os ingredientes, com qual bebida ele harmoniza, etc. Se coloque sempre no lugar do seu cliente para entender exatamente tudo o que ele precisa saber na hora de realizar o pedido.

• Faça um gerenciamento/conferência do calendário digital

Se você realizar alterações nos pratos, é preciso realizar uma conferência em todas as descrições e também fotos, para que o seu cardápio continue sendo o mais atrativo possível. Por isso, é importante realizar um gerenciamento desse cardápio para que as informações estejam sempre atualizadas.

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