Organizar uma boa equipe é um dos pilares principais para o sucesso de uma empresa, porque é por meio do trabalho em conjunto que você pode causar boa impressão aos seus clientes, fazendo com que eles retornem mais vezes e o indique para mais pessoas. Claro que outros fatores também interferem — por exemplo, a variedade e excelência das refeições —, mas a qualidade no atendimento fundamental.

Hoje, qualquer indivíduo pode conhecer o seu estabelecimento sem sequer ter ido pessoalmente ao local. Com o acesso à internet, é muito fácil e rápido ter acesso às informações e feedbacks de outros clientes que já foram, pelo menos uma vez, ao seu restaurante. 

As redes sociais e sites como Reclame Aqui e Google Meu Negócio têm grande influência neste tipo de pesquisa, uma vez que expõem comentários e avaliações.

Portanto, investir na equipe, nas habilidades profissionais dos seus colaboradores e em análises estratégicas que possibilitam identificar os pontos que podem ser melhorados, são formas de manter a motivação e interação entre o time.

O que é Gestão de pessoas?

Você sabe qual é a importância de ter uma boa gestão de pessoas na sua empresa? 

Proprietários de todas as áreas enfrentam diversos tipos de desafios em seus negócios mas, segundo uma pesquisa da Endeavor com apoio da Neoway, feita com base em 1000 empreendedores com os mais variados tipos de estabelecimentos, a principal dificuldade apontada foi a gestão de pessoas.

Para que o seu negócio esteja forte no mercado, é necessário que o time esteja empenhado e alinhado  com o trabalho, valores e propósitos da empresa. 

Afinal, uma equipe desmotivada resulta em baixa produtividade, falta de comprometimento, conflitos e falta de engajamento, impactando diretamente os resultados finais. 

Então, o que fazer para montar e gerenciar um time qualificado para gerar os melhores resultados? 

Os 5 pilares da gestão de pessoas

Antes de qualquer coisa, precisamos entender quais são os 5 pilares da área que vão embasar todo o trabalho de gestão de pessoas:

• Motivação: 

A motivação é o que mantém o funcionário comprometido e envolvido com as suas atividades, a fim de executá-las da melhor forma possível.

Para isso, é muito importante conhecer o perfil de cada um para entender o que o mantém engajado com a equipe. Esses fatores motivadores podem ser financeiros (salário + benefícios), princípios e valores da empresa, plano de carreira concretizado, entre outros.

• Comunicação e engajamento:

A comunicação é a base para que tudo ocorra conforme planejado e é fundamental para as tomadas de decisões.

O ideal é que haja transparência nos diálogos entre a equipe e, também, entre gestores e colaboradores, a fim de decidir em conjunto, quais melhorias e soluções serão adotadas.

Ruídos na comunicação podem prejudicar o relacionamento na empresa, dificultando, assim, alcançar as metas, objetivos e, consequentemente, os melhores resultados. Uma forma de melhorar esse convívio, é por meio dos feedbacks.

• Trabalho em equipe:

Todos possuem um objetivo em comum: as metas.

Portanto, a empresa deve evitar o máximo de conflitos entre a equipe, motivar os funcionários e encontrar formas de alimentar o espírito colaborativo, desenvolvendo tanto as habilidades pessoais, quanto a empresa como um todo. 

Tenha uma liderança saudável e controle as atividades, identificando os principais pontos de baixo rendimento para que eles possam ser solucionados o quanto antes.

Além disso, é importante fazer parte dos momentos além da empresa, participar de confraternizações ou outros momentos de lazer para criar integração.

• Habilidades e competências

Um dos fatores de motivação, é a possibilidade de aprendizado e desenvolvimento de técnicas e competências, permitindo o crescimento profissional. 

Sendo assim, crie oportunidades para aprimorar as habilidades comportamentais (soft skills) e habilidades técnicas (hard skills) de cada funcionário e, dessa forma, agregar ainda mais valor no trabalho do dia a dia.

• Treinamento e capacitação

Assim como o desenvolvimento das habilidades, identificar os potenciais de cada funcionário e incentivá-los por meio de treinamentos, faz com que ampliem ainda mais o conhecimento e consigam aplicar no cotidiano.

4 dicas de como organizar a sua equipe no seu estabelecimento

Agora que você já sabe quais são os principais pilares da gestão de pessoas, separamos algumas dicas para você conseguir organizar uma equipe com todas as qualidades que você precisa para a execução das tarefas cotidianas.

1. Entrevista e contratação:

Antes de qualquer coisa, faça o seu planejamento. Na hora da entrevista deixe bem claro todas as informações sobre salário, férias e benefícios e as funções a serem desempenhadas, os objetivos, principais desafios e oportunidades de desenvolvimento dentro do seu restaurante.

Analise cada currículo com cuidado para colocar as pessoas certas nas funções certas.

2. Treinamentos e feedbacks

É de extrema importância ouvir o que seu funcionário tem a dizer para gerar mais credibilidade e afinidade entre a equipe. Além disso, você consegue identificar pontos de melhorias para melhorar ainda mais o relacionamento dentro da empresa. 

Com isso, invista em treinamentos para o time aprimorar cada vez mais suas habilidades e para que os colaboradores estejam alinhados ainda mais com a cultura do seu restaurante. 

3. Ofereça plano de carreira

O seu restaurante oferece a possibilidade de crescimento profissional? Deixe isso claro!

Viabilize formas de elevar os potenciais dos seus trabalhadores. O reconhecimento e as oportunidades são uns dos fatores motivacionais mais relevantes.

Equipe motivada, é equipe engajada, lembra? 

4. Invista no bem-estar de todos

Isso significa se importar com a saúde física, mental e financeira dos seus funcionários e em proporcionar um ambiente de trabalho favorável e saudável. 

Portanto, dedicar-se a manter uma boa comunicação e qualidade do ambiente é a melhor forma de economizar e, ao mesmo tempo, elevar a entrega de resultados.

Conclusão

Todos os pontos que citamos ao decorrer do texto, refletem na imagem do seu estabelecimento.

A chave para o sucesso está na forma como você organiza a sua equipe e a mantém motivada em sua trajetória. 

Há uma diferença muito grande em ser chefe e ser líder, na qual o primeiro pensa somente nos próprios benefícios, enquanto o segundo visa o desenvolvimento pessoal e profissional de todos, elevando a qualidade não só da empresa, mas de todos que fazem parte dela.

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