Pandemia e Restaurantes: dicas como superar a crise em restaurantes

“Cerca de 300 mil restaurantes fecharam as portas em 2020”. 

Essa é uma das principais notícias do site da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes  (Abrasel), publicada em abril de 2021, falando sobre o impacto que a pandemia do novo coronavírus teve sobre os serviços de alimentação no Brasil. É um número impressionante, não é verdade?

Ainda de acordo com a associação, em fevereiro de 2021, 60% das empresas afirmaram trabalhar no prejuízo, enquanto este número era de 52% em outubro de 2020.

O setor alimentício gera milhares de empregos e é altamente significativo para a economia no país e, apesar de haver um aumento nos aplicativos de entrega de comidas por delivery durante o isolamento social, o consumo por parte dos clientes diminuiu bastante.

Mesmo que algumas providências tenham sido tomadas em relação às leis trabalhistas e acordos entre empresários e funcionários, a falta de medidas eficientes e a demora na aprovação do auxílio, fez com que muitas empresas se vissem obrigadas a se reinventarem, mas nem todas conseguiram evitar os prejuízos. Provavelmente, você conhece algum estabelecimento na sua cidade que foi atingido por essa situação.

Diante disso, separamos algumas dicas de como ajudar o seu restaurante na crise do coronavírus. Vem com a gente!

7 dicas de como superar a crise da pandemia em restaurantes

Pensando nos impactos negativos trazidos pela pandemia para os bares e restaurantes, nós separamos algumas dicas de como ajudar a superar esse momento de dificuldade vivido por muitos empreendedores.

1. Invista em novos canais de distribuição

Como falamos anteriormente, a pandemia fez com que o sistema de delivery passasse a ser indispensável, tendo um aumento significativo nos números de pedidos feitos por aplicativos. 

Daí, muitas empresas viram os marketplaces, tais como iFood, UberEats, Delivery Much, entre outros, como uma grande oportunidade de se manterem ativos. Porém, existem vantagens e desvantagens desse sistema.

Uma outra opção, além dos marketplaces, são as plataformas White-Label, onde é  possível criar o seu próprio aplicativo e usufruir de diversas funcionalidades, como a personalização do aplicativo de acordo com a sua marca, mais lucro, criar estratégias para atrair novos consumidores, entre outros.

2. Faça a divulgação e fortaleça sua marca na internet

Hoje, mais do que nunca, as pessoas estão sempre conectadas. Por isso, é fundamental que você apareça para que o seu consumidor saiba que você está ali.

As redes sociais devem conter publicações de valor, que consiga ir de encontro aos interesses dos seus clientes e, também, informações atualizadas do seu dia a dia, como o horário de funcionamento, promoções, descontos, endereços e novidades no cardápio. 

Além de alimentar as redes sociais, existem outras formas de divulgar o seu serviço e ampliar o alcance do seu trabalho na internet:

  • Opte por mídia paga (Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads são alguns exemplos);
  • Mantenha o Google Meu Negócio sempre atualizado (lembrando que essa é uma ferramenta gratuita e indispensável);
  • Use plataformas como o TripAdvisor, que permite a indicação e avaliação dos restaurantes na sua cidade.

3. Foque na segurança e higiene

Uma boa ideia é divulgar nos seus canais de comunicação todo o procedimento dentro do seu estabelecimento, desde o pedido, até a entrega, reforçando sempre a segurança e higiene. Essa é uma forma de passar mais confiança e credibilidade ao seu cliente, ainda mais em tempos de pandemia.

Algumas plataformas oferecem mais praticidade em edição de imagem e vídeos, tornando esse trabalho bem mais fácil de ser realizado. Algumas delas são: Reels (Instagram), InShot e Canva.

Outro ponto importante que se enquadra neste tópico, é a embalagem. Afinal, uma embalagem que chega intacta na residência do seu cliente, passa uma imagem de mais cuidado e atenção com o produto que está sendo transportado. 

4. Relacionamento do cliente antes, durante e após a venda

Você sabia que manter um cliente é de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar um novo? Quem disse isso foi Philip Kotler, um importante profissional do Marketing.

Mas isso não significa que você não deve ter estratégias para quem ainda não te conhece. 

O que queremos dizer é que é preciso pensar nas formas de manter o relacionamento com o seu consumidor, desde o primeiro contato até o pós venda, para que ele crie laços e se mantenha fiel à marca. Nunca se deve terminar o atendimento assim que se faz a venda! Dê o suporte necessário e razões para que o cliente sinta vontade de voltar a escolher o seu restaurante mais vezes.

5. Estude o que vai ter no seu cardápio delivery

Para o delivery, não é necessário que inclua tudo disponível no restaurante físico. Veja quais são os pratos que são mais pedidos, que geram mais lucro e que sejam possíveis de serem transportados sem causar nenhum tipo de problema. 

Ah, e não se esqueça de se manter atento às tendências do mercado e de atualizar e oferecer inovação.

6. Organize a entrega

Organize toda a logística, treine a sua equipe, delimite a área de entrega e seja coerente com o tempo de entrega.

Isso é fundamental para evitar erros nos pedidos dos seus clientes e frustrações de entregas com tempo alto de espera. Um bom planejamento vai ser o seu maior aliado para a produção e entrega do produto, contribuindo para boas experiências e avaliações positivas.

7. Contar com um sistema de gestão eficiente

Por último, conte com um sistema de gestão completo e eficiente para organizar toda a estrutura do seu restaurante, durante e após a pandemia.

A Ristore tem tudo o que você precisa para ajudar na adaptação e modernização do seu estabelecimento!

Oferecemos soluções inovadoras e completas para manter a sua empresa sempre em evolução. Por meio de um conjunto de aplicativos web, nas versões mobile e desktop, é possível controlar e ter acesso a todas as áreas da empresa, além de poder organizar as informações de forma automatizada.

Os principais serviços são:

  • Sistema de gestão completa, para controlar as vendas, o estoque, indicadores e cardápio;
  • Aplicativo intuitivo para garçons, conferindo mais agilidade para clientes e funcionários;
  • Comanda eletrônica, ajudando a controlar o consumo e ticket médio do restaurante;
  • Auto-atendimento, evitando filas;
  • Ristore PDV Touch e Terminal;
  • Painel de produção, que permite acompanhar a produção de um prato em tempo real;
  • Self-service, que permite que o cliente faça a pesagem do seu prato, gerando mais agilidade e economia;
  • Programa de fidelidade;
  • Integração multi-delivery.

Vamos crescer juntos? Peça a sua demonstração agora mesmo!
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