5 ações que ajudam a aumentar o lucro do seu restaurante

Um dos maiores desafios para o proprietário de sua própria empresa, independente do ramo de atuação, é manter a saúde financeira do negócio. Para que isso seja possível, várias ações de administração e gestão são necessárias para manter um bom fluxo de caixa que, mais do que alimentar o faturamento da empresa, seja capaz de oferecer uma boa margem de lucro.

Para que isso aconteça, é preciso definir ações de vendas, precificação, atração de clientes, enfim, olhar para toda a cadeia produtiva do negócio para identificar oportunidades de aumentar o lucro do seu restaurante. 

É claro que existe todo um cálculo que, você enquanto dono do seu próprio negócio, já precisa ter definido para entender qual o custo operacional, administrativo, de pessoas, e produtivo do seu restaurante. A partir daí, você saberá quanto de dinheiro é preciso entrar para que seu negócio funcione de forma sustentável.

O que vamos te ajudar, ao longo deste texto, é a identificar algumas oportunidades de aumentar o lucro bruto do seu restaurante. São várias formas de torná-lo mais rentável! Confira algumas delas a seguir:

1. Tenha um cardápio estratégico

Para quem não está inserido no meio administrativo do setor alimentício, a função do cardápio pode parecer muito simples: apresentar as opções de refeições, bebidas, dentre outros produtos que o seu restaurante oferece, juntamente do valor de cada item.

 Mas acredite: o cardápio pode ser utilizado de forma estratégica e ajudar a aumentar as suas vendas. Para isso, algumas orientações são:

  • Tenha menos quantidade de opções

Quanto mais itens o seu cliente tiver para escolher, mais difícil será essa ação. Além de fazer com que o tempo de escolha seja maior, ela pode acabar sendo feita de forma mal planejada, o que prejudica a experiência do consumidor.

A dica é ter um número de opções equilibrado.

  • Comece pelos pratos mais caros e vá para os mais baratos

Isso ajuda a criar uma percepção de vantagem. Afinal, o cliente vê as opções mais caras e, à medida que vê as mais baratas, passa a achá-las mais atraentes.

  • Tenha fotos atrativas e descreva cada item

Quando o assunto é comida, o aspecto visual é muito importante. Invista em boas fotografias para o seu cardápio para que o seu cliente sinta ainda mais desejo por aqueles pratos. Outra dica importante é descrever cada item com todos os seus ingredientes, para que o consumidor saiba se, na composição, existe algo que ele não gosta ou não pode consumir por conta de alguma restrição alimentar.

  • Tenha opções de tamanho de porções diferentes

Quando você oferece duas opções de tamanho de porção (meia e inteira, por exemplo), com uma pequena diferença de preço entre as duas, o seu cliente pode se sentir impelido a pedir a porção maior, achando vantajoso pagar uma pequena diferença para receber mais quantidade da comida servida.

2. Invista na comunicação da sua marca

Uma boa estratégia de comunicação fará toda a diferença para que você atinja o público que mais tem afinidade com o seu restaurante. Afinal, mais importante do que atingir as pessoas certas, é investir em ações que alimentem um relacionamento entre elas e sua marca, aumentando as chances de torná-las clientes fiéis, e defensoras da sua marca. Acredite: isso é capaz de fortalecer o seu restaurante e a percepção de valor que o público tem dele.

Algumas ações de comunicação que podem ajudar nesse processo são:

  • Uso das redes sociais: é inegável o poder que o bom uso desse espaço tem para qualquer negócio hoje em dia. Por isso, não aproveitá-las pode impactar de forma negativa no lucro do seu restaurante. Se possível, contrate profissionais especialistas no assunto para que as redes sociais do seu negócio sejam usadas de forma mais interessante e estratégica.
  • Aposte nos influenciadores: na sua cidade existe algum influenciador que possui fit com o seu restaurante e conversa de forma interessante com o seu público? Contrate-o para uma ação que envolva mostrar o seu espaço e produtos e proponha o desenvolvimento de conteúdos criativos.
  • Mostre depoimentos: nada melhor do que o argumento de alguém que já conhece o seu restaurante para atestar a sua qualidade, certo? Sempre que possível, peça aos seus clientes fiéis para dar depoimentos, em vídeo ou texto, sobre os pratos e atendimento do seu estabelecimento.
  • Mostre os bastidores: isso com certeza vai aproximar o público de você e do seu negócio! A ideia de saber como funcionam os bastidores, ver o processo de produção e truques especiais de preparo aumentará o nível de confiança na qualidade que seu restaurante oferece e o desejo de consumir cada prato disponível em seu cardápio. 

3. Aposte no delivery

O delivery apresentou um grande crescimento nos últimos anos, principalmente após o início da pandemia da COVID-19. Mas essa não foi, nem de perto, uma tendência temporária. Muitas pessoas continuam adepta dessa opção de compra, já que facilita muito a vida de quem só deseja receber um prato do seu restaurante preferido diretamente no conforto de sua casa.

Por isso, esse acaba não sendo um diferencial, mas algo básico para manter o seu público ainda mais ativo no consumo em seu restaurante, seja de forma presencial ou através do delivery. Nesse último caso, uma boa dica é apostar em embalagens e brindes que ajudem a levar a sua marca diretamente pra casa do seu cliente.

4. Promova ações promocionais

Quando realizadas de forma bem elaborada, as ações promocionais podem ser uma boa fonte de lucro para o seu restaurante. São diversas oportunidades de promoção que você pode executar:

  • Relacionadas a datas comemorativas
  • Ofertas do dia
  • Aniversário do seu restaurante
  • E até mesmo algo mais inusitado, criado de forma mais personalizada para conectar seu negócio com o seu público

5. Tenha um atendimento ágil

Para quem gerencia o próprio negócio, a máxima “tempo é dinheiro” se torna ainda mais clara. É por isso que a agilidade do seu atendimento impacta de forma direta no lucro do seu restaurante. Afinal, quanto mais rápida for a rotatividade do público no seu espaço físico e/ou as entregas no delivery, mais vendas você conseguirá fazer.

Isso não significa que o atendimento deva ser feito de qualquer forma, muito pelo contrário. Atender de forma ágil significa que o seu cliente receberá uma abordagem atenciosa, rápida e com qualidade. Para que isso aconteça, é fundamental treinar a sua equipe, ter processos bem definidos, uma boa estrutura e contar com recursos que facilite a sua gestão.

Uma boa opção é contar com um software que integre todas as suas demandas enquanto gestor em um único local, tornando essa função mais prática e com menor chances de erros. 

Quer saber como funciona um software de automação para restaurantes? 

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