Marketing digital para empresas: contratar uma agência ou um freelancer?

Contratar uma agência ou um freelancer? Eis a questão.

É com essa dúvida que iniciamos o nosso texto de hoje.

Você, proprietário de um restaurante, já parou para pensar quantas pessoas estão conectadas e o quanto as estratégias de marketing digital são imprescindíveis para o sucesso do seu negócio? 

A internet está cada vez mais presente na vida das pessoas e, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos Sobre a Sociedade da Informação (cetic.br), o Brasil possui 134 milhões de usuários da internet, o que representa 74% da população. Desse percentual, 99% têm acesso por meio dos dispositivos móveis. Estamos exibindo esses dados para falar sobre a importância de estar presente no ambiente digital. Afinal, o seu cliente tem grandes chances de estar conectado diariamente e, portanto, você precisa estar lá para atendê-lo, não concorda?

Essa transformação tecnológica oferece diversas opções para que você se comunique com o seu consumidor, no lugar certo, com o conteúdo certo e na hora certa.

Diante desse contexto e crescimento de possibilidades, muitos profissionais da área de comunicação deixaram as agências tradicionais e começaram a trabalhar de forma autônoma. 

Nós já sabemos que o Marketing Digital é essencial para o seu estabelecimento. Agora, como escolher o profissional ideal para trabalhar com a sua marca? Contratar uma agência ou um freelancer? Vamos te mostrar as diferenças dos dois!

Por que investir em Marketing Digital?

Antes, você precisa entender como funciona.

Se você acredita que trabalhar no meio digital é somente fazer um post bonito para aparecer nas redes sociais, você está completamente enganado! A imagem é sim importante, mas é apenas uma parte que compõe toda a estratégia.

Há todo um conjunto de ideias e técnicas que se complementam para chegar ao resultado final. Tudo depende do seu objetivo, que pode ser reconhecimento de marca, aumento de visitas no restaurante, mais tráfego no seu site, crescer o número de vendas, estabelecer um relacionamento com o seu cliente, entre outros.

O Marketing para restaurantes oferece uma variedade muito grande de conteúdo a ser trabalhado, permitindo utilizar mais estratégias de atração de clientes. Entre algumas estratégias estão: criação de um site responsivo, práticas de SEO, investimento em tráfego pago, conteúdo para blog posts, vídeos para redes sociais, criação de campanhas para datas específicas, desenvolvimento de identidade visual, e muito mais. 

Mas para desenvolver um bom trabalho e seguir pelo caminho com melhor custo-benefício e com garantia de retorno sobre o investimento, é bom contar com os profissionais da área de comunicação e marketing.

Contratar uma agência ou um Freelancer?

Trabalhar com internet é cansativo, requer cuidados, atenção, pesquisas, conhecimento e, claro, constante atualização de tudo o que está acontecendo no ambiente virtual. 

Para os seus projetos, você tem duas opções: contratar uma agência ou um freelancer. E, para tomar a melhor decisão para o seu negócio, entenda as características, vantagens e desvantagens de cada uma:

Agência de marketing:

Normalmente, as agências possuem equipes maiores e multidisciplinares. É ideal para quando existe um trabalho muito grande a ser desenvolvido, porque vários profissionais estarão envolvidos na tarefa. Além disso, podem realizar várias etapas ao mesmo tempo.

As decisões cabe à empresa contratante, mas é dever da agência orientar e definir um planejamento e plano de marketing baseado em pesquisas de mercado. 

Principais vantagens:

  • integração das ações com outros setores da agência;
  • divisão da tarefa entre os profissionais;
  • possibilidade de criação da realização de mais de um projeto ao mesmo tempo;

Principais desvantagens:

  • custo elevado;
  • dificuldade em atender projetos pequenos;
  • necessita de um prazo maior para execução dos projetos;
  • menos flexibilidade;
  • normalmente, há uma cartela grande de clientes.

Se optar pela agência, busque informações sobre a empresa e, antes de fazer reuniões, tente saber o básico do marketing digital para não ficar perdido no assunto. Além disso, entenda a sua real necessidade em um primeiro momento e veja o orçamento que você tem disponível, garantindo uma margem de segurança.

Freelancers:

O mercado tradicional vem se reinventando todos os dias, oferecendo novas possibilidades. Diante disso, a tendência é que o mercado dos profissionais autônomos cresça cada vez mais. 

Os freelancers têm se tornado uma opção recorrente para muitos empresários, que buscam um bom custo benefício para o crescimento da sua empresa. 

Principais vantagens:

  • profissionais independentes que possibilitam o atendimento personalizado;
  • horário flexível;
  • contato mais próximo com o freelancer;
  • custo mais acessível;
  • profissional qualificado e especializado;
  • liberdade para negociação (de pagamentos e prazos);
  • controle nos investimentos;
  • possibilidade de trabalhar em conjunto com outros freelancers de áreas distintas, complementando o projeto.

Principais desvantagens:

  • muitas vezes podem não conseguir atender projetos muito grandes;
  • foco em uma área específica;
  • o trabalho é desenvolvido apenas por um profissional;

Assim como na agência, se optar por escolher um freelancer, busque informações sobre ele, projetos que já tenha desenvolvido para outras empresas e peça o portfólio para avaliar. 

Uma boa alternativa para encontrar o profissional ideal para o seu negócio, é pedir indicações de outros empreendedores!

OBS:  se você possui conhecimento ou possui algum conhecimento em marketing, uma outra opção é iniciar o projeto por conta própria, até chegar em um ponto no qual você consiga transferir essa responsabilidade, ou então, trabalhar em conjunto para não ficar sobrecarregado. Existem algumas ferramentas indispensáveis que podem ajudar nesta caminhada!

Conclusão

Agora que nós mostramos as particularidades e vantagens e desvantagens de cada modo, cabe ao empreendedor decidir qual é a melhor opção para ajudar no crescimento do seu estabelecimento.

Tanto os profissionais autônomos, quanto as agências, oferecem serviços de qualidade e se comprometem com as entregas do que foi prometido. Mas, você não deve se esquecer de pesquisar a reputação da pessoa ou da empresa escolhida para cuidar da sua marca!

De qualquer forma, independente da escolha, tenha em mente que o investimento é válido e necessário, ainda mais nos dias atuais, no qual a concorrência é muito grande.

E aí, você gostou do conteúdo? Esperamos ter ajudado!

Não deixe de acompanhar nossas redes sociais e o nosso blog. Estamos sempre trazendo conteúdos muito ricos para você e sua empresa!

0 CommentsComentários fechados

Leave a comment