O que esperar no ano novo: comportamento e tendências do consumidor para 2022

O ano novo já começou e várias empresas já estão de olho nas próximas tendências do mercado e no perfil e comportamento do consumidor para começarem a traçar suas estratégias de vendas.

O mundo, nos últimos anos, vêm mudando em uma velocidade muito rápida, devido aos avanços que a tecnologia tem nos proporcionado. Principalmente com a pandemia, as pessoas mudaram o seu hábito de consumir em um um ritmo intenso e em muito pouco tempo. Com isso, várias marcas e empresas precisaram aderir às novas formas de consumo para conseguirem superar as crises e se manterem no mercado.

No entanto, para 2022, espera-se a necessidade de interação humana e, também, um relacionamento mais transparente com as marcas e experiências mais tranquilas de compra no varejo.

De acordo com um estudo realizado, a previsão para os perfis dos consumidores no próximo ano são: estabilizadores, comunitários e novos otimistas.

Quer saber mais sobre o que esperar para 2022 quando falamos sobre comportamento e tendências do consumidor? Vem com a gente que vamos te mostrar no texto de hoje! 

Sentimentos do consumidor em 2022

De acordo com o mesmo estudo citado anteriormente, feito pela WGSN, existem alguns sentimentos que irão influenciar diretamente no dia a dia das pessoas. São eles: medo, dessincronização social, resiliência equitativa e otimismo radical.

Por meio dessas emoções, é possível identificar as principais oportunidades e desafios, 

oferecer serviços e produtos que possam suprir essas necessidades. Além disso, marcas conseguirão se manter relevantes por meio da inovação de produtos e serviços prestados para os seus clientes. Um fator fundamental nos dias de hoje, visto que a concorrência aumenta cada dia mais. 

  • medo: de acordo com a pesquisa, o medo se tornou um unificador em nível global e demográfico, diante de todas as situações atuais que estamos vivendo, sejam elas políticas, financeiras e, mais recentemente, da pandemia. Apesar das manifestações se apresentarem diferentes nas faixas etárias, questões financeiras e ambientais impactam todas elas.
  • dessincronização social: a sensação de incerteza nos últimos tempos é muito grande e, por isso, as pessoas buscam estabilidade e rotina. No entanto, hoje, as pessoas continuam com as mesmas atividades, porém os horários são diferentes para cada um e isso vem causando essa dessincronização. Ao mesmo tempo que a tecnologia permite mais conforto e comodidade, contribui para a falta de interação (por exemplo os trabalhos home office, flexíveis, entregas online, etc).
  • resiliência equitativa: resiliência é a capacidade de se adaptar às mudanças ou à má sorte. E nesse período que estamos vivendo de muitas transformações, esse sentimento tem se tornado prioridade.
  • Otimismo radical: o otimismo será um sentimento importante para 2022, uma vez que, fomos rodeados todos os dias de notícias negativas ao longo desses dois últimos anos.

Comportamento e tendências do consumidor: estratégias e objetivos

Agora que você já sabe sobre os principais sentimentos que influenciarão as vendas e o consumo no próximo ano, chegou a hora de você preparar algumas estratégias. Diante de toda a situação, você pode pensar em formas de atrair o público de diferentes formas. Por exemplo:

  • Criar ambientes mais calmos e que facilitem a experiência de compra no seu estabelecimento. Aqui, você pode apostar no marketing sensorial e em um atendimento mais humanizado, para aliviar o estresse e a ansiedade.
  • Invista em parcerias estratégias com outras marcas que estejam alinhadas ao seu propósito, que possam agregar ainda mais valor para o seu negócio e que seja significante para o seu cliente também;
  • Aposte nas lojas com cardápios e produtos exclusivos;
  • Se atender por delivery, simplifique ao máximo o uso do aplicativo para facilitar ainda mais a experiência de compra do seu cliente.

Tendências para o e-commerce em 2022

Com o andamento da vacinação e a volta do público para os bares e restaurantes, os estabelecimentos que trabalhavam apenas com delivery puderam sentir uma grande diferença. Por isso é importante ficar de olho no mercado para ver o que está em alta. Essas são algumas tendências para o e-commerce no próximo ano.

• Super Apps:

Esses são os aplicativos que buscam centralizar diversas funcionalidades em um único local, como chat, delivery, compras, pagamentos, entre outros.

Um exemplo de grandes marcas que começaram a utilizar esses super apps, é o Mercado Livre, no qual começou a oferecer serviços financeiros com o Mercado Pago. Outros exemplos são o Rappi, Magalu, Submarino, entre outros.

Fonte: Marcelo Linhares –

• Live commerce:

As lives bombaram durante a pandemia. Durante as apresentações ao vivo, era possível perceber um QR Code na tela, no qual direcionava o espectador para algum lugar que, normalmente, poderia ser para baixar um novo aplicativo, um link de pagamento, ou um site específico.

• Entrega full:

Se você tem o hábito de comprar online, provavelmente já viu que alguns marketplaces, como o Mercado Livre e a Amazon estão investindo em entregas imediatas.

• Comandos por voz:

Existem diversos dispositivos controlados por voz que já fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. E eles podem ser muito úteis para vendas no mercado online também. Esse é o chamado voice commerce.

• Influenciadores digitais:

Trabalhar com influenciadores digitais pode aumentar o alcance e o engajamento da marca. Porém, para esse tipo de estratégia, é preciso ter muito cuidado na hora de selecionar esses profissionais, pois eles precisam estar alinhados ao seu propósito e que estejam comprometidos com a imagem que transmitem, pois qualquer deslize, pode prejudicar o seu negócio. 

Mas, além disso, para quem trabalha com delivery, é super importante investir em estratégias de marketing digital, na criação de promoções, aplicativos variados para entrega, aplicativo próprio para delivery, entre outros.

> Confira aqui algumas tendências para o delivery em 2022

> Está sem ideia para promoções? Separamos algumas para você! 

Conclusão

Menos é mais: simplifique a experiência de compra tanto online quanto presencial. Os consumidores recebem todos os dias uma quantidade enorme de anúncios. Porém, eles estão em busca de marcas que estejam de acordo com seus princípios e que proporcionem as melhores experiências para eles.  

O que achou do texto? Essas são apenas algumas dicas para você iniciar 2022 com o pé direito! No nosso blog, você encontra muito mais! Ah, e não esqueça de nos acompanhar pelas redes sociais também.

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