Aprenda estratégias de como fidelizar clientes

O relacionamento de uma empresa com o cliente não se encerra após a finalização da compra. Ele vai muito além disso. Afinal, o que é um negócio sem os seus consumidores? Por isso, as estratégias de como fidelizar clientes devem ser bem pensadas e sempre incluídas no seu planejamento.

Essas estratégias visam criar laços com clientes para fazê-los voltar mais vezes e, com isso, potencializar os resultados do seu restaurante, manter uma boa reputação a respeito da sua empresa e aumentar a chance de conversão de novos consumidores.

Segundo Philip Kotler — uma grande referência do mundo do Marketing — “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”. Isso se deve ao caminho da jornada do cliente poder ser longo e gerar um custo maior, até ter o resultado de fato.

Nessa jornada, o cliente passa por 4 etapas:

  • aprendizado e descoberta: onde o lead tem o primeiro contato com a sua marca, mas ainda não sabe que tem um “problema” a ser resolvido;
  • reconhecimento do problema: é onde o seu cliente já entende que tem algo que precisa ser resolvido, mas ainda não está pronto para fazer a compra;
  • consideração da solução: o consumidor já começa a avaliar qual empresa será feita a compra;
  • decisão de compra: última etapa, na qual o cliente decide de qual empresa será feita a compra.

Claro que essa estratégia de atração deve ser considerada também. Porém, consumidores que já percorreram por todo esse caminho possuem um custo menor e mais chances de voltarem a fazer negócio se você possuir uma boa forma de retenção.

Não sabe como fazer isso? Preparamos um texto só para te dar boas ideias! 

Veja 9 dicas de como fidelizar clientes

1. Atendimento diferenciado e humanizado

Você sabia que o atendimento do seu estabelecimento pode ser um dos maiores diferenciais? Um mau atendimento pode resultar na desistência do retorno do cliente ao seu estabelecimento, por mais que ele tenha gostado do produto.

Busque padronizar o atendimento e orientar os seus funcionários nas formas corretas de interação, com o objetivo de gerar a melhor experiência em todos os canais de comunicação, seja de forma presencial ou online.

2. Experiência de compra de qualidade

Garanta que todo o processo de compra, desde o primeiro contato, até o relacionamento pós-venda seja feito da forma correta, sem exageros, mas que garanta uma atenção especial. Isso pode aumentar o nível de satisfação do seu cliente, as chances dele interagir mais com a sua marca e, também, de indicá-la para outras pessoas. 

3. No delivery, atualize sobre o status do pedido

O seu cliente fez um pedido pelo delivery? Não deixe de notificá-lo sobre o status em que o pedido se encontra. Fazer esperar pode gerar ansiedade e expectativas. Por isso, para tranquilizar o seu cliente, tente mantê-lo informado desde o momento em que você o recebeu na plataforma, até a hora em que sair para a entrega. 

4. Ofereça promoções exclusivas

Faça promoções para seus clientes que os incentivem a pedir mais, tais como cupons inesperados em algum dia da semana, ou oferecer algum brinde como acompanhamento (seja uma sobremesa ou uma bebida), valores reduzidos em refeições que não saiam tanto. Isso tudo vai colaborar para você manter um fluxo de pessoas, sobretudo em dias com movimento mais fraco. 

5. Crie programas de fidelidade

Essas estratégias são ótimas para incentivar os seus clientes a comprarem novamente de você. É possível fazer isto por meio de cartões fidelidades, cashbacks (que estão sendo super utilizados atualmente) e promoções diárias específicas para cada tipo de produto.

6. Use datas comemorativas

Além das datas mais comuns, busque explorar aquelas que têm a ver com o seu nicho de mercado. Por exemplo, se você tem uma hamburgueria, faça uma promoção exclusiva para o dia internacional do hambúrguer (28 de maio); se você tem um restaurante vegetariano ou vegano, pode-se utilizar o dia internacional do veganismo (1 de novembro). Isso é válido para todos os tipos de estabelecimentos e suas respectivas datas comemorativas.

Além disso, nossos softwares de gestão permitem que donos dos estabelecimentos tenham controle e informações de alguns dados da base de clientes. Dessa forma, é possível saber, por exemplo, a data de aniversário deles. Então, aproveite o momento para fazer um agrado ou oferecer algo diferente. 

7. Aceite e solicite os feedbacks

Aceite as críticas, sejam elas positivas ou negativas.

Clientes gostam de serem ouvidos e atendidos. Portanto, a opinião do seu consumidor é de extrema importância para identificar o que está dando certo e errado, além de poder implementar possíveis melhorias ao seu negócio.

Se houver interação por meio das redes sociais, tenha uma equipe preparada para responder de forma adequada, de acordo com o tom de voz da sua marca. 

8. Compartilhe conteúdos relevantes

Essa estratégia é conhecida como Marketing de Conteúdo e consiste na produção e compartilhamento de conteúdos de valor para o seu cliente. Fundamental para nutrir a relação entre consumidor e marca, que tem como principal objetivo engajar seu público-alvo e atingir novos potenciais clientes. 

É feito por meio de redes sociais, materiais ricos, blogs, vídeos, email marketing, entre outros.

9. Capriche nas entregas

Manter a boa aparência nunca é demais. E que tal surpreender as pessoas?

Nos pedidos delivery, opte por manter embalagens personalizadas, com recados, cartõezinhos de boas-vindas, o nome do cliente escrito à mão e cupons para a próxima compra.

Por que a retenção de clientes é importante?

Como dissemos acima, manter um cliente acaba se tornando muito mais barato do que trazer novos. Mas, além disso, essa prática permite também:

  • Aumentar as vendas e o lucro do seu estabelecimento;
  • A previsibilidade do fluxo de caixa;
  • O Marketing boca a boca;
  • O aumento do seu nível competitivo em relação aos concorrentes;

O que achou do nosso conteúdo de “como fidelizar clientes”? Você pratica alguma dessas opções no seu estabelecimento ou tem alguma que vai implementar a partir de agora? Conta para a gente nos comentários!
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