Persona e público-alvo são conceitos diferentes, mas fundamentais para as suas estratégias de marketing, relacionamento com o cliente e vendas. 

É muito comum depararmos com lugares que investem muito em mídia online e offline, redes sociais, possuem bons textos, layouts bonitos, pensam em boas promoções, mas que não possuem bons resultados no fim das contas. Em compensação, um outro estabelecimento pode investir muito menos (financeiramente falando) e ter resultados muito melhores. Sabe o porquê isso acontece? Por que faltou direcionamento no primeiro caso, portanto a mensagem não chegou no cliente certo.

Além das boas estratégias, é preciso entender a fundo o seu cliente para que você possa criar ações certeiras e utilizar os melhores meios de comunicação para chegar até ele. Muitas vezes, o que pode ser bom para o seu concorrente, pode não ser bom para você.

Você aí conhece o seu cliente? Sabe a diferença entre os dois termos? Sabe qual é o cliente ideal do seu restaurante? Esses detalhes fazem toda a diferença para o seu negócio, então nunca pule essa etapa e faça com bastante atenção.

Fique tranquilo! Nós vamos falar sobre isso tudo aqui, nesse texto. Continue a leitura para conferir.

Persona X Público-alvo: entenda a diferença

Os dois termos são bastante conhecidos no mundo do marketing e, apesar de causarem confusão em que não está muito habituado, são coisas diferentes, mas são igualmente importantes para as ações de publicidade do seu estabelecimento.

O que é público-alvo?

Também conhecido como Target, o público-alvo é um conceito um pouco mais abrangente, no qual para defini-lo, deve-se considerar características demográficas, econômicas e sociais, por exemplo: estado civil, faixa etária, gênero, região, poder aquisitivo, profissão, hábitos de compra, formação acadêmica, classe social, entre outros. 

Em muitos casos, a definição do público-alvo é o suficiente para iniciar uma campanha de marketing e ter um bom resultado com ela, além de ser possível compreender o mercado no qual você está atuando. Porém, cada vez mais as marcas e empresas vêm sendo mais específicas para poder direcionar suas estratégias.

Isso porque hoje, com o avanço da tecnologia, dos aplicativos e plataformas, nós conseguimos informações valiosas para segmentar esse público. Isso ajuda para a criação de uma comunicação mais assertiva.

O que é persona?

Também conhecido como buyer persona, esse termo é um menos abrangente e possui mais riqueza nos detalhes. Isso tem se mostrado fundamental para a resolução para compreender as novas necessidades do seu consumidor.

Ou seja, definir uma persona, é criar um “personagem” do cliente ideal para o seu negócio, tendo como principal objetivo, a aproximação da equipe com o cliente, possibilitando compreendê-lo melhor e, assim, criar estratégias de marketing melhor direcionadas e certeiras.

Para criar o seu cliente ideal você pode dar um nome para ele, inventar alguma breve história sobre o seu modo de vida (que faça sentido), falar sobre hobbies, profissão, hábitos e costumes, ambições, quais suas principais dúvidas e dificuldades relacionados a um produto, o que ele busca como solução, sonhos, ambições, desafios do dia a dia, quais tipos de redes sociais utiliza, qual tipo de conteúdo consome, etc. É uma infinidade de possibilidades!

Como definir a persona e o público-alvo do seu restaurante

Para facilitar o entendimento, vamos exemplificar para você os dois conceitos:

  • Público-alvo: homens e mulheres, de 30 a 60 anos, são micro e pequenos empresários que atuam no setor de alimentação na região de São Paulo, possuem renda de 4 a 6 mil por mês.
  • Persona: Maria, de 40 anos, mora em São Paulo e é uma mulher casada e tem 2 filhos. Diante da pandemia do coronavírus, resolveu investir no seu próprio negócio, produzindo doces caseiros para vender na região em que mora. Não possui ensino superior mas sempre soube cozinhar, principalmente doces. Sua doceria está crescendo e ela precisa de um aplicativo para que possa começar a fazer suas entregas, porém não tem muita experiência com marketplaces. Maria é muito apegada a sua família e além do trabalho, é também dona de casa. Com a venda dos seus doces, consegue tirar entre R$4 e R$4.500 no mês.

Conseguiu perceber a diferença? Não é preciso seguir dessa maneira para a criação de uma persona, mas com a riqueza em detalhes, é possível compreender quais são as dores do seu cliente, quais as soluções que eles buscam e o que você pode oferecer para ajudá-lo.

Agora que você já sabe todas as diferenças, como criar do zero o público-alvo e a persona do seu restaurante?

1. Conte com uma equipe especializada:

Pode parecer fácil, mas o ideal é contar com uma equipe especializada para realizar o trabalho para você. Isso porque essa função exige muito cuidado e atenção, pois se a sua persona ou o público alvo não estiverem alinhados com o seu negócio, suas estratégias não vão surtir o efeito desejado.

2. Não fique no achismo

Personas não podem ser definidas com base no que acham que deve ser o cliente ideal. Mesmo que seja um personagem criado, eles devem ter embasamento nos compradores, consumidores e no mercado local.

3. Pesquisa de mercado

Para a definição do público-alvo, você pode contar com uma pesquisa de mercado para essa tarefa. Esse pode ser o seu primeiro passo! Como o target é algo mais abrangente, ele pode te ajudar a definir o mercado de atuação e, dentro dele, você criar sua persona.

4. Faça e responda a algumas perguntas

Além de definir nome, idade, sexo, você deve pensar um pouco além. Para te ajudar a criar personas, pense em algumas perguntas como:

  • Quais as características físicas e psicológicas do meu cliente?
  • Quais as principais atividades profissionais e de lazer?
  • Que tipo de conteúdo ele consome?
  • Quais são seus objetivos, desafios, dificuldades e facilidade? 
  • Qual é o nível de escolaridade?
  • O que o meu produto oferece e como posso ajudar? 

Importância da criação da persona

  • Reduz as objeções de compra;
  • Melhora a jornada de compra;
  • Melhora o relacionamento com o consumidor;
  • Aumenta as vendas do estabelecimento;
  • Estratégias mais direcionadas e assertivas;

Temos certeza que dessa forma irá facilitar muito as suas próximas ações!

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