No texto anterior, falamos um pouco sobre as vantagens e desvantagens de contratar uma agência de marketing ou de contratar freelancers para trabalhar com o digital da sua empresa. Mas, ainda existem pessoas que querem se aventurar nas mídias sociais e aprender um pouquinho mais sobre esse universo. Afinal, conhecimento é sempre válido e bem-vindo.

Nós já sabemos que se uma empresa deseja ser reconhecida ou vender mais, é preciso que ela apareça para seus clientes, pois a concorrência é muito alta. 

E, para facilitar a vida dessas pessoas, nós separamos algumas dicas de como produzir conteúdos relevantes para os seus consumidores e, também, algumas ferramentas que podem auxiliar na organização e execução de cada etapa. Vamos lá?

Redes sociais para lanchonetes: como produzir conteúdos de qualidade

Antes de colocar a mão na massa, é preciso organizar, estruturar e coletar informações sobre o seu negócio. Dessa forma, você consegue interpretar melhor o seu público e entender como ele se relaciona com a sua marca.

1º) Análise de mercado:

Nessa fase, você deve realizar uma Análise Swot, no qual você inclui todos os seus potenciais competitivos, considerando as Forças e Fraquezas (ambiente interno) e Oportunidades e Ameaças (ambiente externo).

Além disso, pesquise tudo sobre os seus principais concorrentes: como eles interagem nas redes sociais, se fazem uso de mídia paga, quais as principais promoções, quais os diferenciais em relação a você, etc.

2º) Defina a sua persona

A persona nada mais é do que o seu cliente ideal.

É um personagem fictício criado que contém os traços e as características de um consumidor fiel do seu estabelecimento. Entre as informações devem ter: nome, idade, cargo de ocupação, hobbies, hábitos, costumes, entre outros. Quanto mais completa for essas informações, melhor para você.

Mas lembre-se de que o seu estabelecimento pode ter mais de um tipo de persona. Por exemplo: a sua lanchonete pode ser conhecida nas redondezas, mas também muito visitadas por turistas.

Essa definição é importante para definir suas ações futuras que podem atrair um público, mas excluir o outro.

3º) Separe o seu orçamento para gastar com mídias

Muita gente costuma ignorar o investimento em marketing, por considerarem caros e ineficientes. Não existe fórmula mágica e tudo depende de tempo e uma organização para que as ações dêem certo. Portanto, o primeiro passo é definir um valor fixo e depois separá-lo por tarefas.

4º) Estabeleça suas principais metas

Qual o seu maior objetivo?

Pode estar no posicionamento em um determinado nicho, aumento de vendas em determinado período, conquistar uma posição de liderança dentre os concorrentes, fazer com que mais pessoas peçam pelo delivery em vez de ir pessoalmente ao restaurante, etc. Os objetivos podem ser os mais variados! 

E na internet é possível acompanhar todos os seus passos, o que está dando resultado ou não com o dinheiro investido. Quantas pessoas interagiram com seu conteúdo, clicaram no link, realizaram uma ação, qual publicação teve mais resultado. Com isso em mãos, fica muito mais fácil produzir os conteúdos certos para atrair seus consumidores e ajeitar toda a estratégia de acordo com as suas metas.

Conheça 11 ferramentas indispensáveis para a criação do seu conteúdo

Agora é hora da produção! 

Nós fizemos a separação por categorias. Algumas das ferramentas apresentadas são mais comuns e, a maioria delas, é gratuita. Provavelmente, você já viu algumas por aí, pois costumam ser mais usadas no dia-a-dia. Outras, podem ser novidades. Olha só:

Para planejamento de conteúdo e inspiração:

Aqui é onde tudo começa! Se você estiver com dificuldade de criar seus personagens ideais, o Gerador de Personas pode te ajudar. É uma ferramenta gratuita, criada por duas empresas, no qual você preenche alguns dados sobre o seu cliente e ajuda na criação.

Disponível em versão paga e gratuita, essa ferramenta pode ser ótima para ajudar novas campanhas nas redes sociais, por disponibilizar uma análise estratégica dos principais concorrentes.

  • Instagram Insights

Se você tem uma conta comercial no Instagram, tem acesso aos insights. Lá, você consegue monitorar os melhores horários para postagens, melhores conteúdos, alcance, impressão e muito mais.

Lembre-se de sempre verificar se há alguma data de oportunidade para que possa ser aproveitado no planejamento de conteúdo. Tenha sempre um calendário por perto!

Para escrever os textos

  • Dicionário de sinônimos e antônimos

Assim como ter um calendário por perto é importante, ter um dicionário é fundamental! Isso evita a repetição de palavras e pode dar mais fluidez ao texto. 

  • Google Docs

Ferramenta gratuita do Google, basta ter acesso ao Google Drive.

Possui um dos melhores editores de texto e todo o armazenamento fica na nuvem e pode ser editado offline. Ou seja, se você tem o aplicativo no seu smartphone, você pode acessá-lo quando quiser e de onde estiver. 

Para desenvolvimento de layouts

Esses três são bancos de imagens que fornecem imagens gratuitas (o Freepik possui um limite diário). Mas, para quem vai produzir o próprio layout, pode encontrar algumas fotos que encaixam no conteúdo ou, até mesmo, alguns layouts editáveis.

Esse é o mais conhecido.

O Canva, segundo a própria plataforma, oferece mais de 250mil templates gratuitos. É uma solução de criação e fácil edição nos mais diferentes formatos, tendo possibilidade de ser armazenado na nuvem. 

Essa é para quem tem um pouco de familiaridade com o Photoshop. Tem alguns recursos iguais aos oferecidos pelo programa da Adobe e é totalmente online e gratuito.

Para programação de postagens

É possível programar postagens no feed do Facebook e Instagram (imagens e IGTV). Além disso, oferece algumas informações sobre os horários mais acessados pelos seus seguidores e outras informações como gênero e idade.

Se você pretende postar em outras redes sociais, o mLabs pode ser uma boa alternativa. A plataforma possibilita a vinculação de contas no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Youtube, Google Meu Negócio e Google Analytics. Os planos variam a partir de 5,90 e os mais completos, apresentam análises e acompanhamento dos resultados das suas redes sociais.

Conclusão:

Produzir o próprio conteúdo pode parecer um pouco mais complicado do que o normal, mas não é impossível. Mas, requer tempo, atenção e dedicação.

O que você achou do texto de hoje? Esperamos ter ajudado.

Tem alguma plataforma que você usa e nós não citamos aqui? Deixe nos comentários para mais pessoas conhecerem.

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