O objetivo de qualquer proprietário de um negócio é fortalecer o seu negócio para que ele tenha um longo e saudável tempo de funcionamento e, é claro, ver a sua empresa crescer. 

Mas para que essa meta se concretize, é fundamental ter uma base sólida do seu funcionamento, com uma equipe devidamente capacitada, as finanças organizadas, etc. Enfim, é preciso muito estudo, planejamento e estratégia para que a execução desse crescimento aconteça de uma forma sustentável.

Se você possui um restaurante em expansão, por exemplo, é necessário ter muito cuidado em cada etapa desse processo para que a sua estrutura consiga suportar as novas atividades a serem realizadas e, principalmente, para que o seu produto não tenha a sua qualidade prejudicada!

Ver o seu negócio crescendo é maravilhoso, mas exige uma preparação sólida. Abaixo, listamos alguns dos pontos a que você precisa dar atenção nesse momento do seu restaurante. Confira:

Estude o seu ramo de atuação

Não podemos ter o controle de tudo, mas é possível ter previsibilidade de alguns fatores que dirão se aquele é o momento certo de iniciar o seu processo de expansão! Existem dois pontos devem ser realizados nesse momento:

  • Quais são as tendências de comportamento de consumo para os próximos anos? Isso vai te ajudar a entender o que está no radar de interesse do seu público e como você pode direcionar as ações de crescimento do seu negócio para corresponder ao que ele espera.
  • Quais são as previsões para o meu nicho de atuação? A cada dia surge uma nova tecnologia que muda completamente a nossa forma de consumir produtos e serviços das mais diversas áreas. E para que o seu negócio sobreviva a tantas mudanças, é preciso estar em constante inovação. Por isso, entenda as previsões de quais são os rumos que o seu mercado de atuação vai tomar e certifique-se de que você tem as ferramentas necessárias para acompanhá-las. Afinal, conhecemos exemplos de empresas que dominavam a sua área, mas não sobreviveram por não acompanhar as inovações tecnológicas, como é o caso da Blockbuster, maior rede de locadora de filmes de sua época, que declarou falência por não ter adaptado o seu negócio e teve seu espaço ocupado pelas plataformas de streaming, por exemplo.

Tenha um bom Plano de Negócios

O planejamento é o seu melhor amigo quando você decide colocar o seu restaurante em expansão. É ele que vai te permitir ter clareza dos seus objetivos, previsibilidade do mercado e te conduzirá ao crescimento do seu empreendimento, reduzindo os riscos de você tomar más decisões.

Ao criar o seu plano de negócios, você sabe qual caminho seguir, aumentando as chances de sucesso nas buscas pelos seus objetivos, te mostrando o momento certo de dar cada passo rumo ao crescimento e quais são os recursos que você vai precisar ter para que todo o processo se sustente, sem prejudicar o seu negócio.

Defina o modelo de expansão

Existe uma série de possibilidades de conduzir o crescimento do seu negócio hoje em dia. Quando se trata de um restaurante em expansão, é possível pensar em possibilidades como:

  • Abrir uma filial: nesse caso, é preciso cuidar de alguns aspectos para não prejudicar a reputação do seu restaurante, como ter um bom caixa inicial, ter um bom gerenciamento da (s) outra (s) unidades, fazer um estudo para definir o novo local do seu estabelecimento, etc.
  • Iniciar uma rede de franquias: essa é uma boa opção para quem já construiu uma marca forte! Assim, você permite que outras pessoas invistam em uma franquia do seu restaurante, sem precisar gerenciar ou custear sua nova unidade.
  • Delivery: em casos de restaurantes menores, recorrer ao delivery pode ser o primeiro passo do seu processo de expansão. Assim, você terá capacidade de atender a muito mais pessoas do que o seu estabelecimento físico comporta, aumentando bastante o seu faturamento. Apenas certifique-se de ter um bom processo de funcionamento para que os pedidos cheguem à casa de seus clientes com a mesma qualidade encontrada no atendimento presencial.

Tenha metas claras

Quanto mais clareza temos de nossos objetivos, mais fácil fica traçar um plano de ação consistente para alcançá-los. Antes que você pense em ter um restaurante em expansão, é preciso definir quais são as metas que vão permitir a execução desse processo.

Para definir essas metas, existe uma série de processos e métodos a que você pode recorrer. Um exemplo é o método SMART:

  • S (Specific / Específica): sua meta deve ser específica para ser tangível. Em vez de pensar que você quer ter mais unidades do seu restaurante, defina que você deseja abrir uma nova unidade, em determinado local, até uma data pré-estabelecida. Assim, você terá mais clareza no momento de criar o passo a passo do seu crescimento.
  • M (Measurable / Mensurável): ao definir suas metas, você deve também definir quais são os dados que deverão ser acompanhados para que você tenha clareza de que está no caminho certo ou que deve rever o seu processo.
  • A (Achievable / Atingível): Não adianta querer abrir 30 novas unidades do seu restaurante em um ano se você ainda não tem uma estrutura que permita a abertura nem de uma nova unidade. Seja consciente de qual é a realidade do seu empreendimento e quais são as condições que você possui de caminhar rumo à expansão.
  • R (Relevant / Relevante): Suas metas devem ser capazes de trazer resultados reais ao seu negócio, e não serem objetivos de pura vaidade.
  • T (Time-based / Prazo): Sem prazo, as chances de você não executar o seu plano de ação de expansão é muito maior. Tenha bem clara até qual data você deseja que esse processo seja realizado e crie um cronograma de todas as ações que serão necessárias.

Treinamento de equipes

Ter um restaurante em expansão significa que você precisa de mais pessoas capacitadas para preparar os pedidos dos seus clientes com a qualidade de sempre. Caso contrário, você terá um time sobrecarregado e as chances de que o produto entregue ao consumidor esteja aquém do padrão que ele conhece.

Mas para aumentar a sua equipe, é preciso prepará-la para manter o padrão de trabalho já oferecido no seu restaurante. Por isso, tenha processos de produção bem definidos e garanta um bom treinamento à sua equipe.

Delegue funções

Quanto mais o seu restaurante cresce, mais você precisa de pessoas de sua confiança e bem capacitadas para te ajudar a acompanhar todos os seus processos de funcionamento. Por isso, tenha um orçamento para investir na contratação de gerentes, compradores, supervisores, etc. Assim, você terá um braço direito para garantir a qualidade do seu atendimento e não ficará sobrecarregado de funções, podendo cuidar das etapas que realmente dependem de você.

Invista em um software de gestão para o seu restaurante em expansão

Quanto mais o seu negócio cresce, mais processos e dados você precisa gerenciar. E fazer essa tarefa de forma manual vai demandar muito mais do seu tempo e energia. Um bom software de gestão oferece uma série de benefícios que podem otimizar essa função.

Dentre várias funcionalidades, ele vai te permitir integrar todos os seus processos de gestão, possibilitando que você tenha acesso, de qualquer lugar, ao seu controle de estoque e financeiro, cardápio, sistema de atendimento, dentre vários outros. 
O Ristore, por exemplo, é uma plataforma WhiteLabel de gestão com todos os recursos essenciais para gerenciar o seu negócio e possibilitar que você coloque o seu restaurante em expansão. Para conhecer todos os seus recursos, clique aqui.

0 CommentsComentários fechados

Leave a comment