Sistema de autoatendimento para restaurantes: como tornar essa experiência mais amigável para o seu cliente?

O uso de sistemas de autoatendimento é mais um recurso que se fortaleceu após a pandemia do COVID-19, mudando bastante a forma de atender e de ser atendido em bares e restaurantes. Se antes essa funcionalidade ainda causava estranhamento no público, nos últimos tempos, ela se popularizou bastante. Segundo a  Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL – Santa Catarina), mais de 60% dos brasileiros estão dispostos a utilizarem serviços de autoatendimento. 

Sendo essa mais uma das mudanças que vieram pra ficar após a pandemia, é muito importante entender como esse recurso funciona, quais são as suas possibilidades de uso, como torná-lo mais amigável para o seu cliente e quais são os benefícios que ele oferece ao seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é um sistema de autoatendimento?

Por definição, o sistema de autoatendimento diz respeito a algum serviço que pode ser realizado pelo próprio cliente . Um exemplo disso são os caixas eletrônicos ou os aplicativos bancários, que nos permitem fazer transferências, pagamentos e outras movimentações, sem que haja necessidade de outra pessoa intermediar o processo.

A proposta é agilizar o atendimento para o cliente e para o prestador de serviço. No caso de um restaurante, por exemplo, é possível que o consumidor realize o seu pedido logo ao chegar no estabelecimento, sem precisar que o garçom venha até ele nesse momento inicial. Ou seja, o cliente recebe o que deseja com mais praticidade e agilidade.

Como funciona o sistema de autoatendimento?

Para que um sistema de autoatendimento seja implementado, é necessário dar acesso aos clientes a uma plataforma em que ela possa ter acesso a determinadas funções do sistema de funcionamento do seu estabelecimento. Um exemplo são os tablets que podem ficar nas mesas de um restaurante em que o cliente pode fazer o seu pedido de forma independente. Mas esse tipo de sistema não se limita ao espaço físico do seu negócio. As plataformas de delivery também são consideradas uma forma de autoatendimento, sejam elas marketplaces ou white label, já que o cliente não precisa que uma pessoa o atenda para que ele faça o seu pedido. 

Existem várias opções de plataformas e dispositivos, mas uma coisa é certa: independente de sua escolha, é muito importante que você utilize um sistema com interface intuitiva para o fácil manuseio do usuário. Do contrário, ao invés de cumprir o seu objetivo, que é promover uma experiência mais prática e ágil, o sistema de autoatendimento pode acabar proporcionando justamente o contrário, causando uma má impressão do seu serviço para o público.

Quais são os principais formatos do sistema de autoatendimento?

Quando se trata de um estabelecimento alimentício, existe uma série de possibilidades de dispositivos de autoatendimento que podem ser inseridos à rotina do seu restaurante. A melhor opção, no entanto, pode variar de negócio para negócio, por isso, é muito importante entender qual o seu objetivo e impacto que cada opção pode gerar antes de escolher a melhor para sua empresa.

Veja abaixo as principais soluções de autoatendimento disponíveis:

1. Cardápio Digital

O nome é autoexplicativo. Se trata da versão digitalizada do cardápio do seu restaurante, que pode estar disponível para o seu cliente através de um tablet correspondente em sua mesa ou através de um QR Code. Nesse segundo caso, o usuário pode usar o seu próprio celular para fazer a leitura do QR Code e ter acesso ao cardápio diretamente do seu próprio aparelho.

Essa é uma solução interessante pois exclui a necessidade do cardápio físico que, além de gerar um custo para produção, precisar de atualizações de tempos em tempos, e sofrer mais desgastes ao longo do seu tempo de uso, nem sempre está disponível para todo o público. Nessa última situação, o tempo que o cliente precisa para realizar o seu pedido aumenta e a sua experiência no seu estabelecimento tem a qualidade prejudicada.

2. Comanda eletrônica

A comanda eletrônica pode funcionar também através de um código de QR Code ou através de um sistema de numeração para identificação interna pelos funcionários na plataforma de pedidos do restaurante. 

A grande vantagem é que basta o cliente fazer utilizar o seu dispositivo móvel para lançar os pedidos através do número da comanda ou da leitura do QR Code, e essas informações já são registradas de forma automática na cozinha do estabelecimento e também no caixa, reduzindo a chance de erros de pedidos e fechamento de conta.

Outra vantagem em relação às comandas de papel é que a comanda digital é mais segura e difícil de perder.

3. Aplicativo garçom

Podemos dizer que essa é uma opção mais elaborada do cardápio digital. Através dela, além de ter acesso ao cardápio do seu restaurante, o seu cliente também pode realizar o seu próprio pedido com total autonomia, usando um tablet disponível em sua própria mesa. A partir daí, o pedido automaticamente cai no sistema do estabelecimento, sendo necessário somente que o garçom leve os pedidos até a mesa e faça a retirada dos recipientes após o consumo. 

4. Totens 

Os totens de autoatendimento funcionam de forma semelhante ao aplicativo garçom. No entanto, através dele o cliente pode fazer o seu pedido e também o pagamento através do uso de cartão de crédito ou débito. Depois, basta buscar o seu pedido no balcão quando ele estiver pronto.

5. Aplicativo de delivery

Talvez esse seja um dos sistemas de autoatendimento mais difundido entre o público. Ele funciona a partir de uma plataforma de marketplace ou white label (aplicativo próprio do estabelecimento), em que o cliente faz o seu pedido diretamente de sua casa. O pagamento pode ser realizado diretamente pelo aplicativo no momento do pedido, ou na hora da entrega do pedido.

Quais os benefícios do uso de um sistema de autoatendimento?

As principais vantagens de adotar um sistema de autoatendimento para o seu restaurante são:

  • Redução de custos
  • Necessidade de um time de funcionários menor
  • Diminuição de erros no atendimento
  • Praticidade e agilidade para você e seu cliente

Mas afinal, como escolher o melhor sistema de autoatendimento para o seu negócio? Hoje em dia, existem várias opções de softwares que oferecem essa funcionalidade no mercado. Algum deles, inclusive, contam com todo um sistema de gestão integrado, para tornar o gerenciamento do seu negócio ainda mais simples, como é o caso do Ristore. 
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