Quando o assunto é gestão, existem muitos detalhes imprescindíveis para o bom funcionamento do negócio que, quando negligenciados, podem gerar uma série de impactos negativos, seja no curto ou longo prazo. Mas para ser um bom gestor, é fundamental organizar os processos do seu restaurante!

Embora pareça ser uma orientação muito básica, acredite: são nas tarefas mais simples que muitos proprietários de restaurante pecam em não dar a devida atenção. E isso pode ser muito prejudicial para a saúde do seu negócio. 

Mas não importa se o seu estabelecimento já possui alguns anos de história ou ainda será inaugurado, sempre é tempo para organizar a casa e criar processos que ajudarão o dia a dia do seu negócio a ter muito mais fluidez e, consequentemente, aumentarão as suas chances de sucesso!

Continue lendo esse texto para conferir algumas das nossas dicas para organizar os processos do seu restaurante e desempenhar uma gestão otimizada.

1. Busque conhecimento sempre!

Quando alguém decide ter o seu próprio negócio, uma das primeiras coisas que é preciso ter em mente é que o estudo deve ser um hábito contínuo. E ele vai muito além do entendimento sobre administração ou sobre o seu nicho de atuação. Principalmente se o seu restaurante ainda está no início e conta com uma equipe reduzida, pode ser necessário que você se prepare de forma multidisciplinar para garantir que a roda se mantenha em movimento, sem que as coisas desandem.

Obviamente, não podemos esperar que você se torne especialista em tudo. Mas ter uma noção básica do funcionamento de cada área essencial para o seu negócio te ajudará, inclusive, a entender quais são os setores que você domina melhor e quais estão mais defasados. Assim, quando for possível aumentar a sua equipe, você terá uma ordem de prioridade mais clara de por onde começar a contratar colaboradores e delegar tarefas.

E quando falamos de estudo, não estamos falando que é preciso possuir várias graduações para se garantir no seu negócio. Você pode apostar em pós-graduações, especializações, cursos livres, mentorias… Identifique o formato de ensino e o método que melhor funciona para você e se dedique aos poucos, mas sempre.

2. Conheça cada etapa do seu processo produtivo

Desde as etapas mais básicas às mais complexas, cada atividade necessária para o funcionamento do seu restaurante deve ser mapeada. Isso é imprescindível para entender o tempo, o custo e as necessidades de cada tarefa envolvida na rotina do seu negócio. Assim, será muito mais fácil identificar possíveis gargalos, otimizar tempo e investimentos no processo produtivo e entender o que é preciso mudar.

E é muito importante que todo esse processo seja revisitado de tempos em tempos para garantir que tudo está saindo como o planejado e/ou identificar pontos de ajuste e melhorias.

Identificou algo que não está indo bem? Isso nos leva ao próximo tópico:

3. Aprenda com os seus erros

É muito utópico pensar que, desde o princípio, você poderá prever e evitar todo e qualquer erro que possa acontecer na gestão do seu restaurante. Os erros fazem parte da caminhada de qualquer pessoa e em um negócio, não seria diferente.

Mas o importante é estar sempre aberto para aprender com esses erros, por mais que, inicialmente, eles pareçam o fim do mundo. Algo não saiu como o esperado? Revisite a operação a fim de identificar o que ocasionou a falha e veja o que pode ser feito diferente. Após esse processo de revisão, garanta que os ajustes serão documentados e repassados a todas as pessoas envolvidas no processo para evitar que aquele mesmo erro se repita.

4. Separe a pessoa física da pessoa jurídica

Esse é outro erro muito comum, principalmente quando um negócio está começando. Mas acredite, existem ações e planejamentos que, embora pareçam custar o seu tempo inicialmente, vão economizar muita dor de cabeça lá na frente.

É claro que nem sempre uma empresa começa com as condições ideais para funcionamento, como possuir todos os melhores equipamentos necessários para manter o seu restaurante em operação ou ter um fluxo de caixa já construído. Mas, principalmente quando se trata de finanças, é imprescindível que você mantenha a pessoa física e jurídica separadas. 

Entenda desde o início que um negócio saudável possui suas próprias contas, reservas financeiras, equipamentos e estruturas. Caso o seu início não seja neste cenário ideal, crie um plano de ação para ter em vista o que precisa ser feito para que você alcance esse ponto de autonomia para o seu restaurante.

5. Cadastro sempre em primeiro lugar

Recebeu uma remessa de produtos que estava em falta no estoque? Faça o lançamento em sua planilha de controle. Recebeu um pedido de um novo cliente? Adicione-o em sua lista de cadastros de consumidores. Fez algum pagamento inesperado? Lance no controle financeiro o quanto antes!

Se você priorizar que a fase de cadastros e registros seja sempre o início de qualquer etapa operacional do seu negócio, ficará muito mais fácil organizar os processos do seu restaurante.

6. Adote um sistema de gestão automatizada

A gente sabe que, ao olhar tantos detalhes que precisam ser levados em conta para organizar os processos do seu restaurante, parece uma tarefa muito difícil, afinal, são muitos detalhes que requerem atenção. E realmente pode ser complicado manter toda essa estrutura em funcionamento, dependendo do método que você escolher. 

Mas hoje em dia existem uma série de recursos cada vez mais acessíveis para simplificar esse controle e otimizar o seu processo de gestão. É o caso das plataformas de automação para restaurantes. O Ristore, por exemplo, é um software que reúne as principais funcionalidades que o seu restaurante precisa para ter uma gestão otimizada, facilitando a sua organização de todos os processos para o seu funcionamento. 
Suas funções incluem cardápio digital, gestor de PDV, plataforma de Delivery White Label, aplicativos de autoatendimento e uma série de integrações que vão simplificar a sua gestão na prática. Para entender melhor sobre tudo que essa plataforma oferece, clique aqui!

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