Você sabe o que é fidelização de clientes? O termo muitas vezes utilizado por profissionais de marketing tem um significado bem simples: gerar uma recorrência de vendas para um mesmo cliente. 

No entanto, não é simplesmente fazer com que ele compre mais produtos, mas criar uma recorrência e, sobretudo, uma hierarquização de preferência que fará essa pessoa priorizar o consumo dos produtos de determinada marca.

Essa recorrência é, obviamente, avaliada pelas marcas de forma positiva. O que talvez muitas não saibam é que ela também pode ser mais barata do que investir em captação de novos clientes. 

Para um dos autores mais utilizados do marketing, Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual. Nesse sentido, realizar investimentos em fidelização é muito importante para conquistar bons resultados de venda.  

Aqui neste texto, vamos abordar alguns passos para ajudar você a fidelizar clientes de forma estruturada. Você vai conferir:

  • O que é fidelização de clientes
  • Dicas de fidelização de clientes em seu restaurante
  • Marketing de relacionamento: estruture o seu
  • Atendimento eficiente e humanizado: caminho mais barato para a fidelização

Depois de ler o texto, esperamos que você consiga aplicar as dicas e definir as suas próprias metas de fidelização. Para isso, é necessário sempre fazer um recorte da realidade do seu negócio e se debruçar sobre os seus resultados, o seu perfil de clientes e etc. Só assim você conseguirá desenvolver uma estratégia que seja realmente personalizada.

O que é fidelização de clientes

Conquistar um cliente fidelizado, significa tornar o seu serviço ou produto o preferido do seu cliente, de modo que sempre que precisar daquela solução, ele voltará a comprar com você. Isso significa que ele pode até perceber valor em outro produto disponível no mercado, mas ainda que o preço seja mais alto, ele vê um valor diferente na sua solução, que pode ter relação com:

  • sua marca
  • suas condições de preço
  • seu atendimento
  • a qualidade dos seus produtos
  • a qualidade da sua equipe
  • a junção de todos esses fatores. 

Na prática, os clientes fidelizados compram contigo sem precisar pensar muito no que está disponível no mercado, exatamente por já ter criado um relacionamento. E essa é a principal força que você precisa ter para montar uma estratégia mais sólida de fidelização.

Dicas de fidelização de clientes em seu restaurante

Qualquer negócio pode ter clientes fidelizados. No entanto, quando falamos de restaurantes e outros estabelecimentos alimentícios, algumas dicas são ainda mais valiosas para essa condição. Algumas dicas podem ser fundamentais, como:

  • O restaurante precisa ser um ambiente agradável e fazer os alimentos com cuidado e higiene

Não é preciso romantizar o discurso da culinária, mas de fato, ter cuidados básicos de higiene e asseio são o primeiro passo para que um cliente possa ter uma fidelidade com o seu restaurante. Afinal, se uma pessoa percebe que algo não está sendo feito da maneira correta, não há relação amigável que sustente a continuidade do consumo.

  • O atendimento e a forma como você trata os clientes é sua principal força

Simpatia, rapidez e entender algumas necessidades e preferências dos clientes são, sem dúvida, um fator essencial na hora de conquistar o seu público. Assim, se um dia um cliente pedir para você trocar algum item, ou realizar alguns ajustes no prato, isso pode fazer a diferença entre ele buscar outro restaurante e continuar ali com você. Afinal, ele viu que você está preparado para lidar com as suas necessidades e por isso valoriza o seu serviço.

  • Se atente ao uso da sua marca no seu restaurante

Uma das premissas do marketing é alinhar o serviço à marca, ao que ela transmite, ao atendimento, seu discurso, etc. Portanto, para que você fique realmente registrado entre os restaurantes preferidos do cliente, não se esqueça de ter também um cuidado com seu logotipo, e o material gráfico que você usa em seu restaurante.

  • Marketing de relacionamento: estruture o seu

E quem disse que atendimento acontece só no restaurante? Uma forma de você estreitar o marketing de relacionamento é realmente conseguir esse acesso a ele em outros canais. Você pode realizar promoções integradas em cadastros online, e assim, começa a criar uma base de dados com os seus clientes. Nela, você pode enviar:

  • o cardápio do dia
  • o cardápio de ocasiões especiais
  • sobremesas e novidades
  • promoções e descontos
  • ações ou causas que seu restaurante está apoiando
  • eventos e outras aparições do seu restaurante.
  • Atendimento eficiente e humanizado: caminho mais barato para a fidelização

Depois de conferir um pouco mais sobre dicas de relacionamento, é importante que você entenda que não existe um caminho mais curto para a fidelização do que o atendimento. Pois você pode ter toda a qualidade, preço e marca bem estruturada, mas um dia em que o cliente tenha uma experiência ruim de compra pode ser a diferença para ele nunca mais retornar.

Por isso, para começar sua meta você pode estabelecer uma pesquisa de satisfação no seu restaurante, que pode ser realizada de forma simples em um espaço onde os clientes transitam. Caso os pedidos sejam feitos em outro canal, você pode enviar uma pesquisa com emojis que pode ser respondida em segundos. A partir dela você tem um parâmetro de onde começar a melhorar e se o atendimento realmente pode estar sendo um problema para seu negócio.

De toda forma, o cuidado nas respostas, o cumprimento dos combinados (como prazos, a utilização de ingredientes e até mesmo o carinho na entrega dos pratos) é a melhor forma de tornar o seu atendimento humanizado e começar a construir a relação de fidelização.

No entanto, atendimento faz diferença, mas não faz nada sozinho. Lembre-se sempre de procurar melhorias que sejam simples e eficientes para você. Aqui no Ristore, basta acessar nosso blog e conhecer uma série de conteúdos que vão ajudar você a atingir suas metas.

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