A cada ano novas técnicas e práticas surgem para tornar os restaurantes espaços ainda mais especiais para os clientes. No entanto, é preciso entender como utilizar essas tendências a favor do seu negócio, certo? 

Pensando nisso, produzimos este conteúdo focado em iniciativas que são tendências no contexto atual do mercado de restaurantes e outros estabelecimentos deste segmento. 

Cabe ainda ressaltar que todas as iniciativas aqui citadas precisam ser adaptadas para a realidade do seu negócio, e portanto precisam de algum nível de personalização e adequação. Aqui você vai ver:

  • Conceitos diferentes
  • Cultura e arte
  • Cardápio digital
  • Cardápio pocket
  • Espaços instagramáveis
  • Pratos com ingredientes naturais ou propostas artesanais

Para aproveitar ainda mais as dicas que daremos aqui nos textos, tente identificar elementos que você consegue desenvolver a curto, médio e longo prazo em seu restaurante. 

  • Conceitos diferentes

Ser mais um estabelecimento comum em meio a tantos do mesmo segmento, pode ser uma forma um tanto não-planejada de começar um restaurante. Por isso, uma tendência que se estrutura com o tempo é pensar em um conceito para montar o seu restaurante. 

Isso não significa necessariamente fazer escolhas estéticas de restaurantes de alto padrão. Na prática, significa definir um conceito que irá orientar a proposta de experiência de consumo do seu restaurante. 

Assim, você pode trabalhar desde elementos populares, com uma proposta mais casual e mais em conta, mas que seja toda construída para proporcionar determinada experiência. 

  • Cultura e arte

Fomentar eventos, arte e cultura pode ser uma ótima forma de inovar em seu restaurante. A depender do perfil do seu público, é possível incrementar com shows, música ao vivo, performances de dança, apresentações de poesia, espaços para exposição de quadros e de outros materiais gráficos de artistas. 

É importante, como falamos no início do texto, que você utilize os elementos e os adapte à realidade do seu restaurante. Nesse sentido, você pode escolher um dia da semana em que haja, por exemplo, uma roda de samba do horário x ao y. 

Dessa forma, você tem mais controle sobre a ação e não deixa de aproveitar a oportunidade de oferecer uma experiência artística para os seus clientes.

  • Cardápio digital

A grande vantagem do cardápio digital é proporcionar versatilidade e variedade ao restaurante sem gerar qualquer custo em cima dessa dinâmica. A partir dessa movimentação, é possível aproveitar melhor o estoque do restaurante e ainda lançar pratos a partir de datas comemorativas e outros atrativos.

Um outro fator que contribui muito para a adesão dos cardápios digitais são para estabelecimentos grandes, em que a dinâmica de garçons pode ficar comprometida. Nesse sentido, um cardápio digital permite que o cliente realize o pedido de forma mais rápida e que não haja perda de tempo em caso do estabelecimento estar muito cheio e os garçons impossibilitados de atender com velocidade.

  • Atenção aos aspectos de legibilidade e layout do seu cardápio

De nada adianta aproveitar o espaço digital e produzir um cardápio confuso e que ninguém consiga ler. Dedique-se para montar uma peça que seja simples, atrativa e sobretudo organizada, de fácil compreensão.

  • Certifique-se que a descrição do pedido está dizendo exatamente o que ele é

Se uma pessoa realiza seu pedido de forma digital, precisa saber exatamente o que está consumindo. Por isso, não economize na hora de explicar do que o prato é feito, quais são os ingredientes, com qual bebida ele harmoniza, etc. Se coloque sempre no lugar do seu cliente para entender exatamente tudo o que ele precisa saber na hora de realizar o pedido.

  • Faça um gerenciamento/conferência do calendário digital

Se você realizar alterações nos pratos, é preciso realizar uma conferência em todas as descrições e também fotos, para que o seu cardápio continue sendo o mais atrativo possível. Por isso, é importante realizar um gerenciamento desse cardápio para que as informações estejam sempre atualizadas.

  • Cardápio pocket

Pela tradução literal, o termo estaria mais próximo de um cardápio de bolso. No entanto, a ideia central aqui é que se trata de um cardápio otimizado e compacto. Assim, você consegue oferecer opções interessantes tendo uma gestão otimizada dos ingredientes.

O cardápio pocket não tem necessariamente que ser digital. Pelo contrário, essa é uma escolha que deverá ser tomada com base no estilo de público do seu restaurante, se costumam usar ou levar o celular para o estabelecimento e até mesmo a familiaridade que possuem com esse recurso.

No entanto, é inegável que um cardápio pocket se beneficia desse modelo digital. Afinal, você consegue fazer ajustes super rápidos que se adequem mais à proposta do seu restaurante naquele mês. 

  • Espaços instagramáveis

Descritos como uma grande tendência para todos os negócios em 2023, criar espaços que ofereçam uma experiência visual pode atrair mais clientes do que você espera. Por isso, prestar atenção na sua decoração, na luz, e nos elementos que você dispõe em seu restaurante são formas de cuidar para que ele seja um espaço onde as pessoas “de fato querem estar”. 

  • Pratos com ingredientes naturais ou propostas artesanais

Seja pela dimensão da experiência cultural, familiar, ou mesmo daquilo que é feito de forma exclusiva, ainda podemos observar uma tendência de valorização de preços e experiências quando o restaurante apresenta pratos ressaltando seu aspecto natural, artesanal, ou ainda, em que há um cuidado com a produção e a origem dos ingredientes. 

Depois de conferir algumas das principais inovações para restaurantes, é hora de aplicar aquilo que faz sentido para seu negócio! Conte com a Ristore para tornar tudo mais simples.

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