A primeira impressão é a que fica: entenda a importância de boas fotos para o delivery

Você já escutou a expressão “comer com os olhos”? Ela nunca fez tanto sentido para quem trabalha no setor alimentício e deseja chamar a atenção dos clientes só pelo olhar. Afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras, né? 

O delivery se tornou uma das principais formas de funcionamento de muitos estabelecimentos, principalmente com o período da pandemia. Segundo um levantamento feito em todos os estados do Brasil sobre o comportamento dos usuários em março e abril de 2020 (início da pandemia), o número de downloads dos aplicativos de comida sofreu um aumento de cerca de 25%.

Além disso, em uma outra pesquisa, desta vez realizada pela VR benefícios, mostra que 81% dos estabelecimentos que adotaram o delivery durante o isolamento, pretendem manter a modalidade mesmo após este período.

Com esses dados, podemos observar que a concorrência está aumentando cada vez mais e que os usuários têm o poder de escolha e de compra bem na palma da mão. Sendo assim, a qualidade — do serviço e do produto — e a inovação — nas promoções, no marketing, na estrutura, no método de atendimento, etc — devem estar sempre juntas para que você possa se destacar dos seus concorrentes e atingir os seus objetivos de venda e faturamento. 

Assim como os aplicativos, as redes sociais hoje se tornaram vitrine para muitas empresas que desejam utilizar plataformas como Instagram e Facebook como divulgação e cartão de visita. Por isso, mais do que caprichar nas estratégias de Marketing Digital, é muito importante investir nas fotos e em todos os componentes, como iluminação, cenário, acompanhamentos e cores.  

Uma boa fotografia é o que vai despertar o desejo por um produto e é, também, o principal elemento que vai convencer o seu cliente a escolher você em vez do seu concorrente. 

Nós já sabemos que as fotos são importantes para o delivery, mas você sabe como fazê-las? Nós separamos algumas dicas imperdíveis para você neste texto!

Fotos para delivery: qual é a real importância?

Bom, nós comentamos acima que boas fotos de comida fazem toda a diferença para o delivery, pois despertam o desejo no cliente. Mas, mais do que isso, elas servem para divulgar o seu restaurante. Portanto, é de extrema importância que as imagens sejam feitas com todo o cuidado e de forma profissional. 

Não adianta nada ter refeições de qualidade, se as imagens não causarem uma boa impressão. Por isso, uma fotografia mal feita pode impactar negativamente a percepção não só da comida, mas do seu estabelecimento, prejudicando as suas estratégias e causando o efeito contrário ao desejado.

7 dicas de como produzir boas fotos para delivery

Para que você não erre na hora de tirar as fotos, você pode contar com a ajuda de um profissional ou, se por algum motivo essa não seja a sua opção, basta seguir um passo a passo simples, mas fundamental.

1. Seja autêntico

Não utilize fotos falsas, de outros estabelecimentos e/ou de banco de imagens. Isso pode prejudicar o seu relacionamento com o cliente, uma vez que ele não receberá o que foi prometido, causando frustração e afetando diretamente de forma negativa na reputação do seu restaurante.

2. Escolha os melhores ingredientes

Os ingredientes devem ser escolhidos a dedo. Aqueles que possuem algum machucadinho ou que estejam muito enrugados podem atrapalhar a estética da imagem. A aparência conta (e muito) e dão a sensação de algo que acabou de ser feito e, portanto, está fresco. 

3. Escolha a estética a ser adotada

Antes de tirar as fotos, entenda qual é a estética e o que combina com o seu produto. Por exemplo, se você estiver fotografando pratos mais naturais, você pode usar um fundo mais natural também, como um jardim, folhas e flores, mesas e cadeiras de madeira, etc.

Outro exemplo são os doces. Esses pratos podem ser tirados em um fundo mais escuro ou marrom, com elementos decorativos, como frutas.

4. Pense na iluminação e nos ângulos

A iluminação e os ângulos são um dos principais elementos que interferem na fotografia gastronômica, pois elas podem dar a sensação de mais volume e textura. O ideal recomendado é utilizar luz lateral — naturais ou artificiais — e ângulos diferenciados.

5. Apresentação do prato

Para montar o prato e o cenário que vai compor a foto, você pode optar por enfeitar em volta com pratos, tigelas, temperos e, também, ingredientes crus.

O ideal se você usar os pratos, tigelas e talheres, é escolher aqueles que sejam lisos, para ressaltar ainda mais o alimento. 

Outro ponto importante é retirar todos os objetos que você não vai utilizar na foto, pois pode tirar a atenção do foco principal. 

6. Higienização do material

Ao preparar todo o cenário, certifique-se de que todos os materiais que você irá utilizar estejam limpos e sem marcas. Afinal, seria muito desagradável e frustrante encontrar em uma foto, algum talher junto com os alimentos, né?

Esse descuido é muito perigoso, pois pode causar a sensação de descuido com os materiais e, também, com os alimentos oferecidos aos clientes no seu restaurante. 

7. Mostre o processo

Faça um antes e depois. Mostre uma pessoa preparando as refeições, como são feitos os cortes, temperando os alimentos, preparando a massa, cozinhando, etc. Trazer esses elementos humanos para a foto pode ser uma ótima opção para diversificar a sua galeria.

Conclusão

O maior objetivo das fotos para delivery é poder estimular o paladar e o desejo pelo produto por meio de outro sentido, que é a visão. É por meio da fotografia que você consegue ativar sensações como sabor, textura, calor ou frio. 

Se você não tem como investir em uma câmera profissional ou em um fotógrafo, você pode tentar seguir essas dicas usando o seu celular! Hoje em dia, existem diversos aplicativos que ajudam na captura de imagem e que ajudam na edição. Mas, lembre-se sempre de deixar a sua foto real e natural possível.

Temos certeza que, com boas fotos, você e o seu delivery saem na frente dos concorrentes!
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