As redes sociais se tornaram indispensáveis no sucesso e nas vendas de um produto das empresas. Isso devido ao aumento de popularidade e às funcionalidades oferecidas por elas para contas comerciais, que facilitam a interação com o consumidor.

Entre as redes sociais mais populares e apontadas como importantes para vendas, se destacam o WhatsApp e o Instagram. Segundo pesquisas, 80% dos usuários do WhatsApp o usam para se comunicar com as marcas, enquanto o Instagram, que está presente em 82% dos smartphones no Brasil, também é uma plataforma que facilita a comunicação com as empresas. 

Esses aplicativos possuem um importante papel em negócios que estão em fase inicial, uma vez que pequenos empresários não precisam investir, imediatamente, num e-commerce e nem em uma equipe para fazer o atendimento ao público. Mas, é importante que se tenha em mente que esses canais de comunicação devem ser profissionalizados com o tempo para elevar a qualidade da empresa. Além disso, as marcas não podem depender, exclusivamente, apenas desses meios para manter contato com os clientes e efetuar as vendas, ou seja, devem atuar em paralelo com outras opções.

Mas, por quê?! 🤔

Recentemente — mais precisamente, no dia 04 de outubro de 2021 — você deve ter sido pego de surpresa no início da tarde quando o WhatsApp e o Instagram caíram e ficaram horas fora do ar. Você se lembra disso? Pois então! Se o seu estabelecimento depender unicamente dessas mídias, se isso acontecer de novo (o que não é impossível), provavelmente você terá um grande prejuízo por não conseguir atender os seus clientes. Na verdade, é um grande risco para que eles escolham a concorrência em vez de você. Por isso que se deve investir em outras alternativas de divulgação, atendimento e vendas.

Apesar do WhatsApp e do Instagram serem excelentes fontes de informação e relacionamento, é necessário que estratégias de marketing digital sejam bem definidas para que os seus objetivos sejam atingidos.

Se acontecer um “apagão digital” novamente, o seu cliente consegue se comunicar com você facilmente por outros meios? 

No texto de hoje, separamos alguns outros canais de comunicação que você pode implementar, também, no seu estabelecimento sem gastar muito e sem precisar desenvolver um site num primeiro momento. Vem com a gente! 

WhatsApp e Instagram fora do ar. E agora? 

Caso isso aconteça, é fundamental que o seu negócio tenha uma estratégia multicanal.

O Instagram serve como uma vitrine para os seus produtos e o WhatsApp é a melhor forma de manter proximidade com o cliente. Por meio delas é possível gerar engajamento, interação com as marcas, mostrar o dia a dia da empresa, divulgar novos produtos e serviços e ainda podem servir de relacionamento e suporte ao cliente.

Mas, existem outras formas que você pode utilizar no seu estabelecimento também, que são tão eficientes quanto esses dois aplicativos.

1. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ótima ferramenta de divulgação do seu restaurante e é lá que o seu cliente vai encontrar todas as informações que ele precisa, como horário de funcionamento, distância, telefone, avaliações, comentários, fotos, entre outras. 

A plataforma ainda oferece diversas vantagens aos empreendedores, pois aumenta a credibilidade do local, amplia o alcance, facilita a mensuração de resultados e fortalece o relacionamento com o cliente. Tudo isso de forma totalmente gratuita! 

Se você ainda não tem uma página no Google Meu Negócio, você está perdendo tempo!

2. Telegram

O WhatsApp e Instagram fora do ar, fez com que a internet buscasse outra alternativa de comunicação. E quando há instabilidade nas redes sociais, é nessas horas que o Telegram entra em cena e ganha destaque. Para se ter ideia, durante esta última pane, o aplicativo russo ganhou 70 milhões de usuários! 

A plataforma, que é muito semelhante ao “zap”, pode ser uma boa opção de vendas e relacionamento, não só em momentos de instabilidade das plataformas mais conhecidas. Pode-se aplicar estratégias parecidas e ter resultados favoráveis.

3. Website

Muitas vezes, em um primeiro momento, torna-se inviável ter um website. Mas, com o tempo deve-se pensar em investir, pois o site pode englobar tudo o que você precisa em um único lugar: divulgação de produtos, cardápio, serviços, promoções, informações essenciais sobre o estabelecimento e até uma área própria para fazer o pedido. 

4. E-mail marketing

O e-mail marketing, ao contrário do que muitos pensam, é uma ótima estratégia de comunicação e relacionamento com o seu cliente. E ela não precisa ser usada apenas quando houver algum problema nas redes. 

O e-mail marketing pode ser utilizado como newsletter, cupons exclusivos em dias específicos, divulgação de novas promoções ou novidades.

5. Aplicativos White-label e marketplaces

Os marketplaces, como iFood e Uber Eats, foram essenciais para empreendedores no início da pandemia. Apesar das altas taxas cobradas, essas plataformas podem ajudar a alavancar empresas, por serem de fácil acesso e manuseio.

Já as plataformas White-Label, ou seja, de marca branca — aplicativos de delivery próprio — também podem oferecer diversas vantagens, como a personalização do aplicativo de acordo com a sua marca, base de clientes própria e aumento das chances de fidelização do cliente. 

> Conheça a diferença entre os dois e escolha o melhor para o seu negócio

6. Telefone

Preservando o tradicional, o telefone sempre pode ser uma boa opção para aceitar pedidos! Muitas pessoas ainda preferem essa forma de comunicação, por ser muito fácil, rápida e confiável. 

Mesmo com a internet ganhando cada vez mais espaço, não se esqueça das formas mais simples e tradicionais. 

Conclusão

Existe vendas após WhatsApp e Instagram fora do ar! 

Assim como falamos acima, esses canais são fundamentais para o seu negócio, porém não devem ser os únicos! As suas ações e estratégias devem estar sempre alinhadas e preparadas para qualquer imprevisto, pois, caso contrário, o prejuízo pode ser muito grande.

O que você está fazendo para vender mais e para manter o relacionamento com o seu cliente? 

O que você achou das nossas dicas de hoje? Tem algum outro canal que você considera importante? Deixa aqui para a gente nos comentários! 

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