“O golpe tá aí”: dicas de como proteger seu estabelecimento de golpes

“O golpe tá aí, cai quem quer”?

O final de ano é, sem dúvidas, uma das épocas em que o comércio mais lucra. As expectativas para o Natal de 2021 estão altas, uma vez que, de acordo com alguns estudos, o primeiro semestre deste ano apresentou um crescimento no volume de 12,26% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Isso porque o comportamento do consumidor mudou com o início da pandemia e com o início da vacinação, retornando aos poucos o contato social.

Mas apesar de ser uma ótima data para impulsionar as vendas e aumentar o lucro do seu negócio, é também uma data que exige muita atenção e cuidado. O número de golpes tende a crescer no final do ano, por serem dias em que o comércio está mais aquecido e movimentado.

Engana-se quem pensa que apenas os consumidores são vítimas desse tipo de fraude, pois os estabelecimentos também são alvos e estão sujeitos a sofrerem o ataque, caso não estejam atentos. Outro detalhe é que, segundo o Serasa, os fraudadores tendem e preferem aplicar esses golpes em pequenos negócios. 

Pensando na sua segurança e tranquilidade, nós separamos algumas dicas para você se proteger! Vem com a gente! 

Os tipos de golpes mais comuns em estabelecimentos

Seja em estabelecimentos físicos ou virtuais, existem uma série de golpes que podem ser aplicados. No caso do ambiente virtual, é preciso ter ainda mais atenção em práticas novas que, apesar de terem nos proporcionado muita praticidade, é um ambiente que está cheio de pessoas com más intenções. Os principais tipos de fraudes em comércios são: 

Uso de dados falsos

Quando o seu estabelecimento não possui um protocolo de cadastro de seus clientes, existe a possibilidade de alguém utilizar uma identidade falsa no momento da compra. O problema dessa situação é que, se essa pessoa se passa por outra utilizando, por exemplo, um cartão de crédito de quem ela diz ser, essa cobrança será feita na fatura de quem teve o seu cartão roubado/clonado. Ao perceber uma compra desconhecida, essa pessoa pode solicitar o estorno do valor cobrado, deixando o seu estabelecimento sem o produto e sem o dinheiro.

Outro problema que o uso de dados falsos pode gerar é, no caso de inadimplência, te deixar sem recursos para fazer a cobrança do que é devido ao estabelecimento, já que você não tem os dados corretos do cliente.

Inadimplência

A inadimplência ocorre quando o cliente não cumpre com a sua parte no acordo de compra e venda que, no caso, é a de pagar pelo produto ou serviço adquirido.

Com a popularização nos últimos tempos do uso do cartão de crédito, esse tipo de golpe se tornou um pouco mais difícil de ser aplicado. Mas se o seu estabelecimento ainda permite o parcelamento de pagamentos através de fichas de crediário, em que o cliente quita as prestações em dinheiro ou cheque, não é possível garantir que o pagamento será feito.

Vazamento de dados

Somente em 2021, a previsão é de que o e-commerce no Brasil atinja um faturamento de R$ 304 bilhões, o que representa um crescimento de 38%. Com as vendas online, também aumentou o número de cadastros de consumidores em sites de lojas online. As informações fornecidas por esses cadastros são muito valiosas, afinal, ali são colocados dados bancários, documentos, endereços e outras informações que precisam ser protegidas. 

Inclusive, em 2020, entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que determina o direito à privacidade de informações pessoais. Isso significa que todo estabelecimento que registra dados pessoais de seus clientes precisa mantê-los seguros para evitar que outras pessoas tenham acesso a eles.

Esse tipo de golpe se torna então duplamente perigoso! Para os clientes do seu estabelecimento, que passam a ter sua privacidade em risco; e para o seu negócio, que pode ser denunciado à justiça caso esse tipo de vazamento aconteça.

Comprovantes de pagamento falsos

Hoje em dia, está muito mais fácil fazer transações bancárias através do uso de aplicativos de banco, principalmente com funcionalidades como o PIX. Isso é ótimo, pois torna o processo de compra e venda bem mais prático para o estabelecimento e para o consumidor. 

No entanto, é preciso estar sempre atento aos comprovantes de pagamento nesses casos. Existem casos de pessoas que enviam um comprovante falso pelo whatsapp, sendo que a transferência não foi efetuada.

Fornecedores não confiáveis

Da mesma forma que consumidores estão sujeitos a sofrer golpes por parte de empresas e fornecedores falsos, os estabelecimentos também estão.

Existem negócios de fachada que podem receber o pagamento e não entregar a mercadoria, casos de qualidade duvidosa daquilo que foi comprado, ou até mesmo que utilizam links de pagamentos que roubam os seus dados bancários. Tudo isso pode trazer muito prejuízo ao seu estabelecimento.

Como proteger o seu estabelecimento de golpes?

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de golpes que o seu estabelecimento proteger, nós temos algumas dicas para te ajudar a protegê-lo:

  1. Verifique se as informações de identificação fornecidas por seus clientes são verdadeiras. Analise documentos, endereço e telefone, e certifique-se de que as informações são coerentes. Caso não sinta segurança, opte pelo pagamento à vista.
  2. Evite o parcelamento de pagamentos em dinheiro. Hoje em dia está muito mais fácil para as pessoas terem acesso ao cartão de crédito, o que o torna uma opção muito mais confiável para garantir que compras parceladas sejam quitadas em dia.
  3. Possui um marketplace ou plataforma de cadastro virtual de seus clientes? Invista em softwares de proteção aos dados dos seus clientes para que evitar que eles sejam acessados por pessoas de fora da sua empresa.
  4. No caso de pagamento virtual, certifique-se de que o pagamento foi confirmado antes da conclusão do processo de venda.
  5. Pesquise as informações de todos os fornecedores do seu negócio. Busque o site da empresa, redes sociais, depoimentos de outros clientes e localização da empresa no google, para ter certeza de que se trata de que você fará negócio com pessoas confiáveis.

Praticidade + segurança = a fórmula perfeita para o seu negócio

Sempre que você investe em soluções que otimizam os processos do seu estabelecimento, você economiza a sua energia e a de seus funcionários. Isso é aumenta a atenção da sua equipe em todas as atividades da rotina da empresa, tornando-a mais apta a desempenhar suas funções e identificar pontos de melhoria para proteger o seu estabelecimento de golpes.

O Ristore, por exemplo, é uma plataforma completa para gestão de restaurantes, bares e foodtrucks. Composto por um conjunto de aplicativos web, mobile e desktop que irão contribuir para evolução de negócios desse setor.

Por isso, sempre que possível, invista em nesse tipo de funcionalidade para garantir mais praticidade e segurança à sua empresa!

Gostou desse conteúdo? Esperamos que ele te ajude a proteger o seu estabelecimento. Para qualquer dúvida, entre em contato com a nossa equipe para que possamos te ajudar! Acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais para mais dicas e conteúdos exclusivos!

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