Dicas de sucesso para restaurantes vegetarianos e veganos
O vegetarianismo e o veganismo vêm ganhando cada vez mais popularidade e adeptos no Brasil. De acordo com a última pesquisa sobre o tema, feita pelo IBOPE em 2018 e divulgada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, 14% da população brasileira se declara vegetariana, sendo que em regiões metropolitanas, esse percentual cresce para 16%. Em comparação à pesquisa de 2012, esses números representam um aumento de 75%, no qual apenas 8% da população se declarava vegetariana.
Uma outra corrente, paralela ao vegetarianismo, vem ganhando muita força também: o veganismo.
O aumento do preço da carne é um fator que contribui para essa tendência. Porém, não é o único. Para muitas pessoas, reduzir ou excluir alimentos de origem animal do prato acaba se tornando uma filosofia e um estilo de vida.
O mercado neste setor vem crescendo cada vez mais e não faltam oportunidades para quem quer investir nesse modelo de negócio. Mas, é importante ficar atento aos costumes desse estilo de vida para adequar e atender ao público da forma correta.
A seguir, vamos te passar as melhores dicas para montar restaurantes vegetarianos e veganos. Se você quer investir nessa área, vale a pena a leitura.
Qual é a diferença entre vegetarianismo e veganismo
O primeiro passo é entender a diferença entre esses dois conceitos:
- Vegetarianismo:
Os vegetarianos excluem da sua dieta o consumo de carnes, aves, frutos do mar, entre outros. Porém, é um grupo que se subdivide em vários outros, sendo que alguns deles excluem, também, o consumo de laticínios e ovos.
Os principais grupos são:
- ovo-lacto vegetarianos: evitam qualquer tipo de carne, mas outros produtos de origem animal são liberados (como leite, queijo, entre outros);
- lacto-vegetarianos: não consomem carnes e ovos, mas podem ingerir produtos lácteos;
- ovo-vegetarianos: consomem ovos, mas excluem da dieta os outros produtos de origem animal;
- vegetariano sem-estrito: apenas o mel é liberado na dieta;
- vegetariano estrito: exclui todos os alimentos de origem animal
- Veganismo:
Esse conceito já é mais associado a um estilo de vida e vai além da alimentação.
Pessoas veganas também excluem do seu dia-a-dia qualquer produto de origem animal, incluindo, portanto, roupas, produtos de higiene, cosméticos, entre outros.
Dicas de sucesso para restaurantes vegetarianos e veganos
Para atingir o público certo do seu novo restaurante, conhecer as diferenças acima é fundamental para ter sucesso. Agora que você já sabe disso, confira as nossas próximas dicas:
- Público-alvo e nicho de mercado
Defina o seu público alvo de acordo com as variáveis de segmentação:
- demográfica: idade, gênero, escolaridade, poder de compra, ocupação, entre outros;
- geográfica: região, cidade, características da área;
- psicográfica e comportamental: estilo de vida, personalidade, interesses, valores, propósitos, o que motiva a compra no seu estabelecimento, etapas da jornada de compra, etc.
Lembrando que não é necessário colocar todas essas características. Mas, para definir uma boa persona, quanto mais informação, melhor.
- Faça o planejamento
Analise o mercado que você vai fazer parte. Nesse planejamento devem constar os concorrentes, gastos fixos, metas, objetivos (a curto, médio e longo prazo) e recursos disponíveis para colocar toda a ideia em prática.
> Confira as vantagens de implementar um sistema de automação no seu restaurante
- Escolha bem o local do seu restaurante
O local onde você vai abrir o seu restaurante pode influenciar muito no movimento. Portanto, fique atento na hora de escolher o lugar. Dê prioridade a regiões com mais facilidade de acesso, fluxo de pessoas ao longo do dia, segurança e que possibilite o estacionamento de carros por perto, caso você não tenha um estacionamento próprio.
- Não limite o seu público e posicionamento
O número de pessoas que estão aderindo ao vegetarianismo e ao veganismo vem crescendo cada dia mais. Esse é o motivo para você não restringir o cardápio ou a comunicação somente a um público.
Busque incentivar outras pessoas a conhecerem os valores e propósitos do seu estabelecimento.
- Seja sustentável
Normalmente, restaurantes vegetarianos e veganos estão ligados à saúde e à sustentabilidade. Então, fique atento aos detalhes.
No cardápio, deixe claro que as refeições utilizam ingredientes que são livres de agrotóxicos ou outros produtos prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, esse conceito pode estar presente na decoração e em outros utensílios do restaurante, como evitar o uso de materiais plásticos, por exemplo.
Outra forma de contribuir é optar por alimentos orgânicos e agricultura familiar.
> Saiba como escolher fornecedores de alimento
- Capriche no cardápio
Não se limite a usar ingredientes apenas para substituir o uso da carne. Para aumentar as vendas e se destacar dos concorrentes, é necessário inovar.
Vá além da salada! Existem muitas receitas diferenciadas, criativas e saborosas que podem fazer toda a diferença entre os seus concorrentes.
Uma dica para isso, é contratar chefs de cozinha e funcionários que sejam adeptos do movimento.
- Invista na divulgação
Use as redes sociais para divulgar os seus produtos, mas não se esqueça de criar conteúdos educativos e explicativos. Essa é uma forma de reforçar ainda mais a sua marca e se aproximar do seu público, reforçar a sua marca,
O Marketing Digital proporciona diversas maneiras e formas de trabalho, no qual você pode adaptar de acordo com a sua necessidade, sejam vídeos, anúncios, publicações de post, blog posts, newsletter, entre outros.
Além disso, é possível também utilizar o marketing para criar promoções de atração de clientes e de fidelização.
- Sistema de automação para restaurantes
Escolha os equipamentos e maquinários que melhor atendem às suas necessidades no início para, ao longo do tempo, ir implementando novas funções.
Além disso, contrate sistemas que irão facilitar todo o fluxo dentro do estabelecimento, com a intenção de minimizar os erros e acelerar o atendimento.
Nós, da Ristore, temos a solução ideal para o seu restaurante. Disponibilizamos diversos tipos de serviços em um único lugar, como:
- PDV desktop/mobile: mais autonomia para operar os pedidos seu restaurante
- Delivery White Label: isenta de taxas de marketplaces.
- Cardápio Digital: acesso do cardápio direto pelo smartphone do cliente.
- Mobile BI: para acompanhar os indicadores de desempenho de onde estiver.
E há muitos outros motivos e benefícios para contratar um sistema de automação!
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