Já pensou em usar o Marketing de Influência para aumentar as vendas do seu restaurante? Neste texto, vamos te mostrar porque essa pode ser uma boa estratégia, quando bem executada. Mas, antes disso, vamos voltar um pouco no assunto, para entender a importância de um marketing realizado de forma tática.

De acordo com o teórico o norte-americano, Philip Kotler, “marketing é a ciência e arte de explorar, criar e proporcionar valor para satisfazer necessidades de um público-alvo com rendibilidade.” Dito isso, podemos afirmar que investir em estratégias de marketing é uma das principais maneiras de gerar desejo e criar demanda pelo seu produto. Mas com o desenvolvimento dos estudos em comunicação e, principalmente do ambiente digital, hoje, nos deparamos com uma série de possibilidades de aplicar estratégias de marketing. Tudo vai depender do seu objetivo, seu produto, o público com o qual se comunica e os recursos que você possui para investir no desenvolvimento de ações.

Ao longo deste texto, vamos nos aprofundar na estratégia do Marketing de Influência. Afinal, se trata de uma técnica recente, bastante popularizada entre as marcas, mas que ainda gera muitas dúvidas de execução.

O que é o Marketing de Influência?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender do que de fato se trata essa tal influência. De acordo com o dicionário de Oxford, alguns dos significados para a palavra são:

  1. ação ou efeito de influir.
  2. autoridade, prestígio, crédito desfrutado por alguém numa sociedade ou num determinado campo.

Ou seja, não é de hoje que o conceito de influência existe, afinal, podemos citar uma série de nomes de pessoas que marcaram a história por transformar paradigmas e modificar a visão das pessoas sobre um dado assunto.

No entanto, o Marketing de Influência como conhecemos atualmente, é uma estratégia bem recente, com ascensão totalmente relacionada à grande popularização das redes sociais. De acordo com a plataforma Influency.me, se trata de uma abordagem de marketing que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca.

Esses indivíduos são chamados de influencers, ou influenciadores digitais. Essas pessoas podem ser celebridades, políticos, artistas, pesquisadores ou os chamados creators. Estes últimos são pessoas consideradas “comuns”, mas que a partir da produção de conteúdo nas redes sociais, passaram a atingir um alto número de pessoas que se identificam com os seus valores e estilo de vida. 

A partir dessa identificação é que nasce a influência. Mas por que trabalhar com essa estratégia é tão interessante? Alguns dados apontados pela Resultados Digitais comprovam a sua eficiência, como por exemplo:

  • 71% das pessoas que possuem acesso à internet seguem algum influenciador
  • 62% se consideram fãs do trabalho de algum influenciador
  • 45% das pessoas já compraram algum produto após a indicação de uma dessas personalidades.

Os números falam por si. Essa é, realmente, uma estratégia que possui altas possibilidades de conversão em vendas. Mas, para que ela funcione, é preciso estar atento a uma série de fatores.

Imagem: Mateus Campos Felipe, via Unsplash

Como montar uma estratégia de Marketing de Influência?

Entendendo que existe um verdadeiro relacionamento entre os influenciadores e o seu público, há várias formas de se desenvolver uma ação de Marketing de Influência, que vão além da produção de um simples post patrocinado. Por isso, vamos ver alguns passos importantes que você precisa em mente no momento de montar essa estratégia:

1. A escolha dos influenciadores

Essa decisão deve ser tomada levando em conta uma série de fatores, não apenas o número de seguidores. Afinal, essa métrica não é tão relevante, se não há de fato uma conexão entre público e influencer, capaz de manter um relacionamento verdadeiro e gerar engajamento. 

Por isso, nesse momento, é preciso analisar, sobretudo, o fit do influenciador com a marca do seu restaurante. Vocês defendem valores semelhantes? Conversam com o mesmo público? O seu produto seria, de fato, consumido por aquela pessoa? Se sim, essa pode ser uma boa escolha!

2. Tenha objetivos bem definidos

O que você deseja a partir dessa ação? Tornar a sua marca mais conhecida? Divulgar uma ação promocional? Aumentar as vendas de determinado produto? Fortalecer o relacionamento do seu restaurante com o público que se identifica com a sua marca? 

Para cada um desses objetivos, existem uma série de ações possíveis de serem realizadas.

3. Dê liberdade criativa ao influenciador

A melhor coisa que você pode fazer ao desenvolver uma ação de influência é permitir que o criador contratado comunique a sua mensagem dentro da linguagem e formatos que está habituado a usar de forma orgânica em seus canais. Com isso, há muito mais chances de identificação com o público que ele possui, reduzindo as chances de que ele considere aquela publicidade forçada.

Falando em publicidade…

4. Sinalize suas ações publicitárias!

De acordo com o CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), é muito importante deixar claro qualquer anúncio publicitário que você realize. Do contrário, ele pode ser considerado uma publicidade velada e receber punição do conselho. Além disso, quanto mais transparente a sua comunicação e a do influenciador com o público, mas confiança eles terão no seu discurso.

Essa sinalização pode ser indicada no próprio texto ou através das hashtags já popularizadas no ambiente digital, como #publi e #ad. 

5. Planeje a ação

Um bom planejamento permitirá que você :

  • defina quais são os canais em que a publicidade deve ser veiculada
  • entenda se haverá um ou mais influenciadores trabalhando com você
  • aponte se a ação será pontual ou recorrente
  • identifique se existe a necessidade da adesão de um contrato de exclusividade (em que o influenciador não pode realizar publicidade para um de seus concorrentes em determinado período de tempo)

Por isso, nunca subestime o poder de um bom planejamento!

  1. Analise os resultados

Por fim, após a realização da ação, não deixe de medir os resultados obtidos para analisar se estão de acordo com o objetivo previamente estabelecido. Assim, será possível identificar pontos de melhoria, o que funcionou bem, se aquele é o influenciador certo para ser vinculado à sua marca, etc.

Essa é a estratégia certa para o meu restaurante?

Não é porque está todo mundo surfando na mesma onda que você também precisa mergulhar nela, certo? É preciso entender se, de fato, essa estratégia pode funcionar para o seu restaurante. Para isso, analise os seguintes pontos:

  • Qual o custo-benefício desse tipo de ação?
  • Sou capaz de definir um influenciador que converse com a minha marca e com o público que desejo atingir?
  • Para o objetivo que tenho no momento para o meu restaurante, essa estratégia é a que mais me possibilita atingi-lo?

Se a resposta para essas perguntas for “Sim”, vale a pena considerar a realização de uma ação de influência. Afinal, hoje o brasileiro passa, em média, 9 horas conectado à internet, sendo a maior parte desse tempo utilizando as redes sociais. Ou seja, vale a pena testar a possibilidade de captar uma parte dessa atenção.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo! Para acompanhar mais de nossas dicas, visite o nosso blog:

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