Existem uma série de habilidades necessárias para a boa gestão de um negócio, seja ele de qual nicho for. No entanto, é mais comum se ouvir falar nas “hard skills”, que são os conhecimentos técnicos necessários para ser um bom gestor, do que nas “soft skills”, que são as habilidades comportamentais exigidas do gestor no dia a dia. 

Não sabe do que estamos falando? Calma, nós te explicamos! Se você é proprietário de um estabelecimento alimentício, provavelmente possui determinados conhecimentos, ou possui pessoas em seu time que os domina, relacionados a administração de negócios, finanças, gastronomia, etc. Essas são as hard skills, as habilidades técnicas necessárias para gerir um negócio do setor de alimentos.

Elas estão, muitas vezes, relacionadas ao que aprendemos nas instituições de formação profissional que encontramos nas universidades, por exemplo, e atestam a nossa competência para desempenhar determinada tarefa.

No entanto, existem outras habilidades que são muito importantes na rotina de trabalho, mais relacionada ao nosso perfil comportamental, as soft skills. Essas competências são mais complexas de se mensurar, podendo ser analisadas através de testes cognitivos e dinâmicas profissionais. Entenda melhor sobre as soft skill a seguir:

O que são as Soft Skills?

Como falamos acima, elas são habilidades de nível comportamental, que agregam muito no dia a dia de qualquer profissional, mas que demandam uma análise mais aprofundada para serem percebidas. De acordo com o psicólogo Daniel Golemam, autor do livro “Inteligência Emocional”, “habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas competências baseadas na inteligência emocional e que distinguem profissionais incríveis dos medianos”.

Essas competências são muito importantes porque impactam diretamente na sua forma de se relacionar com as pessoas, de motivar colaboradores, lidar com problemas, se autogerenciar, dentre muitas outras funções “invisíveis”, que são necessárias para que o seu potencial seja aproveitado ao máximo na rotina de trabalho.

Quais são as Soft Skills importantes para gerenciar o seu estabelecimento alimentício?

1. Comunicação

Uma boa comunicação envolve muito mais do que se sentir confortável falando com outras pessoas. Ela exige clareza, assertividade, escuta ativa e a capacidade de dosar quais são as informações essenciais a serem transmitidas, e quais não precisam ser expressas.

2. Empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, procurando compreendê-lo, ainda que você não saiba como lidar com as suas questões por não tê-las vivido de fato. Ser empático é lidar com o outro com respeito, criando espaço para oferecer e receber feedbacks, sejam eles positivos ou apontando pontos de melhoria.

3. Liderança

Quando você está à frente da gestão de um negócio, ter uma boa capacidade de liderança é fundamental, principalmente se você lida diretamente com a gestão de pessoas. Um bom líder é capaz de transmitir segurança, motivar seus colaboradores e identificar suas principais habilidades para aproveitá-las da melhor maneira em prol de sua equipe.

4. Resiliência

A resiliência está relacionada com a nossa capacidade de nos manter firmes, focados e dedicados, mesmo em meio a momentos de crise e adversidades. É uma das soft skills mais difíceis de serem desenvolvidas, mas também uma das mais importantes, se você é proprietário de um estabelecimento alimentício. Afinal, ter um negócio próprio pode gerar muitos desafios. E a sua motivação para superá-los fará toda a diferença.

5. Criatividade

A criatividade vai muito além do desenvolvimento de atividades artísticas. Em sua essência, ela é a nossa capacidade de solucionar problemas de forma inovadora com os recursos que nós temos. Isso não significa que vamos criar coisas do zero e revolucionárias o tempo todo. Agir de forma criativa quer dizer que você é capaz de olhar para as ferramentas que estão à sua disposição e pensar fora da caixa.

6. Inteligência emocional

A inteligência emocional está muito relacionada à nossa reação diante dos acontecimentos, sejam eles bons ou ruins. Ter inteligência emocional é ir contra a impulsividade ou a urgência de responder a falar ou acontecimentos de forma imediata, dando espaço à reflexão e a uma reação mais compreensiva e saudável.

7. Negociação

Ser capaz de negociar é buscar a melhor solução para ambas as partes diante de determinados conflitos ou situações inesperadas. Isso vale tanto para ações externas, em negociações com fornecedores, por exemplo, como para ações internas, se mostrando flexível diante de demandas do seu estabelecimento ou time, sem abrir mão do que é essencial.

8. Tomada de decisão

Ser capaz de tomar decisões é uma habilidade muito atrelada à liderança e à resiliência. Muitas vezes, diante de desafios, precisamos fazer escolhas que nem sempre serão boas para todos os envolvidos no processo, mas que são necessárias. Ter esse entendimento e não paralisar nesses momentos é fundamental para a boa gestão do seu estabelecimento alimentício.

9. Adaptabilidade

Agir com flexibilidade no seu dia a dia como gestor é uma habilidade importante para que as coisas fluam no dia a dia. Para isso, é preciso ser capaz de se adaptar às condições de cada momento. Isso significa que você saberá improvisar diante de uma situação que não ocorreu dentro dos moldes ideais, ou que entenderá o momento de recalcular a rota e promover mudanças sem medo.

10. Gestão do tempo

Por fim, uma habilidade muito importante na sua rotina ao gerir um estabelecimento alimentício é ser capaz de fazer uma boa gestão de tempo. Isso te ajudará tanto a determinar o seu ritmo de trabalho, já que você é o seu próprio chefe, quanto a criar processos realistas, que permita uma produtividade realizada de forma saudável para seus colaboradores e seu negócio.

É possível desenvolver Soft Skills?

Sim, você pode trabalhar para desenvolver tanto as suas soft skills quanto as de seus colaboradores. Para isso, existem algumas dicas:

  • Se dedique ao autoconhecimento (que te ajuda a identificar suas habilidades já estabelecidas e as que precisam ser desenvolvidas).
  • Participe de cursos, mentorias e workshops sobre o assunto
  • Implemente uma cultura de feedbacks
  • Trace um plano de desenvolvimento individual (válido para você, enquanto gestos, e também para seus colaboradores, no sentido de torná-los aptos a desenvolverem determinadas funções).

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